Herpes zoster

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Q
Herpes zoster – “Cobreiro”
Dermatogeriatria, Infectologia

Painel
Colaboradora : Dra Mônica Cristine Jove Motti *
* Médica geriatra
O Herpes zoster (HZ) é uma doença viral causada peloVaricella Zoster, que é um DNA-vírus, agente causador da varicela (catapora).
Trata-se de um vírus exclusivamente da raça humana, de prevenção possível através da vacinação, entretanto após suainstalação ele pode persistir de forma latente por toda a vida. O fenômeno de reativação tardia apresenta-se em pacientes imunoincompetentes, já acometidos por outras doenças por exemplo: linfoma não Hodgking,doença de Hodgkin, leucemias, transplantados em imunosupressão medicamentosa, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, etc.
E pode acometer pacientes com alteração imunológica própria doenvelhecimento (idosos- alteração da resposta imunológica das células T).
O zóster esta associado a complicações como neuralgia pós herpética, oftalmite herpética, miocardite, parestesias, miopatias, entreoutras.

São lesões localizadas, provocadas pelo vírus da catapora, o herpes vírus, que fica incubado em um músculo do corpo e se manifesta quando há uma queda na resistência imunológica da pessoa.

•Herpes zoster, que só ataca uma vez e imuniza a pessoa;
• Ambos causam dor intensa, mas o herpes zoster provoca uma dor desesperadora porque destrói o nervo onde está alojado. Essa dor persiste pormeses e até anos porque o nervo demora muito para se regenerar;
Como aparecem
Dá em surtos, por isso é chamado de gripe da pele, porque vai e volta. Pelo menos 90% da população já teve contato como vírus da catapora, causador, que se desenvolve em 40% dos infectados.

Herpes zoster
Acomete nervos e pele, causando dor terrível, de pessoas com baixa imunidade. Geralmente ataca os nervos queficam entre as costelas (na horizontal) e o nervo trigêneo da face, a partir da orelha. Pode durar de quatro a seis semanas, mas a dor permanece por meses ou anos, quase enlouquecendo a pessoa....
tracking img