Hermeneutica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Para Friedrich Schleimacher, o conceito essencial de Hermenêutica é “A arte de evitar os mal-entendidos”. Fale sobre a relevância desta concepção segundo o texto “A busca pelo entendimento”.

A doutrina da hermenêutica é a arte da interpretação e da compreensão. Quando se interpreta um texto o objetivo é compreender o seu significado, mas existem varias maneiras de interpretar um texto,sendo assim surgem diversas interpretações e ao buscar seu real significado aplicando-o ao um caso concreto dar-se ao autor ou interprete a oportunidade de evitar os maus entendidos.

2- Como os novos horizontes de interpretação podem ajudar o ser humano a se compreender melhor?

A interpretação ajuda ao ser humano a tomar as decisões que as melhores para si, ajuda a fazer escolhas, a tomarnovos rumos na sua vida, em fim, o ser humano que sabe interpretar o mundo ao seu redor, consegue se compreender melhor.

3- O que são brocardos jurídicos? Cite pelo menos 1 (um) e explique o contexto do mesmo.

Os chamados brocardos jurídicos são princípios que expressam um conceito ou regra maior.

Exemplos: Ignorantia juris non excusat
"A ignorância da lei não é desculpa".


4-Utilizando o texto de Glauco Barreira Magalhães Filho, diferencie as espécies de interpretação quanto à origem e as espécies de interpretação quanto à natureza.

Origem: Pública ou Privada.
Natureza: Gramatical, Sistemática, Lógica, Filológica, Histórica, Sociológica e Teleológica.

5- Segundo Glauco Barreira Magalhães Filho, a interpretação sociológica possui três objetivos. Cite-os e apresenteas principais características de cada um.

A) Eficacial: Por meio da interpretação oferece maior eficácia ao enunciado normativo.
B) Atualizador: É ligado a atualização. Oferece maior dinamicidade ao enunciado Normativo.
C) Transformador: Proporciona ao Direito a capacidade de se adaptar aos desejos e necessidades populares( Reformas Sociais ).


6) Segundo Miguel Reale, qual a compreensãoatual do problema hermenêutico?
R:
O problema hermenêutico resulta, que o trabalho do interprete esta longe de reduzir-se a uma passiva adaptação a um texto, representa um trabalho construtivo de natureza axiológica, não só por se ter de captar o significado do preceito, correlacionando-o com outros da lei, mas também porque se deve ter presentes os da mesma espécie existentes em outras leis:a sistemática jurídica, além de ser lógico-formal, como se sustentava antes, é também axiológica ou valorativa.

7) Segundo excerto do livro ´´ Lições preliminares de Direito ``, de Miguel Reale, diferencie: a) interpretação gramatical e a sistemática; e, b) a interpretação histórica e evolutiva.
R:
Interpretação gramatical: o primeiro dever do intérprete é analisar a lei em seu valorexpressional, é necessário indagar do exato sentido do vocabulário ou do valor das proposições do ponto de vista sintático, pois a lei é uma realidade morfológica e sintática que deve ser, por conseguinte, estudada do ponto de vista gramatical.

Interpretação sistemática: Viria num segundo momento, para elucidar duvidas possívelmente ainda existentes, após a exegese gramatical e lógica com acompreensão de um preceito, fazendo uma correlação com todos os que com ele se articulam logicamente.

Interpretação histórica: O intérprete deve saber que a lei é algo que representa uma realidade cultural, ou seja, histórica que se situava, por conseguinte, na progressão do tempo obedecendo certos ditames, a determinadas aspirações da sociedade por isso é indispensável estudar as fontes inspiradorasda emanação da lei para ver quais intenções do legislador, mas também a fim de ajustá-la as situações supervenientes.

Interpretação evolutiva: Segundo esta doutrina, uma norma legal uma vez emanada, desprende-se da pessoa do legislador, passa a ter vida própria, recebendo e mutuando influencias do meio ambiente, o que importa na transformação de seu significado.



8) Segundo excerto do...
tracking img