O tabaco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2. Considere um comportamento exibido por um indivíduo que seja inconsistente com as suas atitudes (p.ex. tabaco, aquisição de objectos de prestigio, colesterol). Peça para as pessoas explicarem as razões do seu comportamento e procure identificar os argumentos para reduzir a dissonância.

O cigarro é um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo. Comanda legiões de compradores leaise tem um mercado em rápida expansão. Satisfeitíssimos, os fabricantes orgulham-se de ter lucros impressionantes, influência política e prestígio. O único problema é que seus melhores clientes morrem um a um.
Tabaco é um produto agrícola processado a partir das folhas de plantas do género Nicotiana, podendo ser consumido, usado em pesticidas, sob a forma de tartarato de nicotina, ouusado em algumas medicinas. Normalmente é usada como uma droga recreativa.
O cigarro é um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo.
Um cigarro contém até setecentos aditivos químicos, entre os ingredientes mortais pesados, pesticidas e insecticidas (Alguns são tão tóxicos que é ilegal despejá-los em aterros). O fumo é composto por 4.000 substâncias. Os seus principais constituintes são:* Nicotina

* Substâncias irritantes

* Alcatrão e outros agentes cancerígenos

* Monóxido de carbono

Os pulmões dos fumantes e de quem está perto ficam expostos a pelo menos 43 substâncias comprovadamente cancerígenas.
Assim o tabagismo é uma toxicomania (vontade anormal e prolongada de ingerir drogas ou substâncias tóxicas) caracterizada pela dependência física epsicológica do consumo de nicotina, substância presente no tabaco.
Varia de caso para caso mas normalmente os adolescentes experimentam o primeiro cigarro com idades entre os 13 e os 16 anos. Se gostarem então aí começam a fumar e rapidamente podem ficar viciados, a partir daí não conseguem viver sem a nicotina.
O caso que irei analisar, é um individuo que actualmente tem 32 anos, mas que iniciouo seu vício aos 15 anos. Na altura, a maior razão que levou este jovem adolescente a experimentar um cigarro, foi as influências do novo grupo de amigos. Como tinha frequentado um colégio interno em anos anteriores, quando foi para a nova escola ficou curioso com o facto de muitos colegas fumarem mesmo à frente de encarregados e até de alguns professores. Como queria que a sua introdução na novaescola fosse bem vista por todos começou a fumar para que pudesse pertencer ao mesmo. Os factores solidão e stress por estar num novo ambiente, também o levou à experimentação de modo a procurar a felicidade e o relaxamento.
Inicialmente começou por ser um fumador muito pouco activo, considerando-se mais um fumador passivo, contudo após algum tempo passou a ser fumador activo, não deixando deser passivo na mesma.
Fumador activo é a pessoa que fuma, enquanto que o fumador passivo é aquele que inala o fumo. O próprio fumador activo também não deixa de ser um fumador passivo quando está a fumar num ambiente fechado, ou seja, ele inspira passivamente o fumo que acabou de expirar.
As consequências do tabaco são inúmeras, e abrangem não só os que fumam, mas também os que os rodeiam.Ao nível pulmonar, os fumadores passivos têm mais ou menos os mesmos riscos que um fumador activo. Isto porque, um cigarro contém nicotina, alcatrão e monóxido de carbono e se uma pessoa estiver próxima a um fumador vai inalar o fumo do tabaco e automaticamente vai ter os mesmos riscos que tem um fumador activo.

O consumo pode provocar:

* Em crianças
- Maior frequência de gripes ouconstipações e infecções do ouvido médio;
- Risco maior de doenças respiratórias como pneumonia, bronquites e asma.

* Em bebés:
- Um risco 5 vezes maior de morrerem subitamente sem uma causa aparente;
- Maior risco de doenças pulmonares até 1 ano de idade, proporcionalmente ao número de fumadores em casa.

* Em adultos fumadores passivos:
- Maior risco de doença por causa do...
tracking img