Herbert marshall mcluhan

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Herbert Marshall McLuhan nasceu em 21 de Julho de 1911, na cidade de Edmonton, foi um importante pensador e pesquisador dos estudos midialógicos, filósofo e educador.
McLuhan introduziu asexpressões do impacto sensorial, o meio é a mensagem e seu famoso conceito de aldeia global, sendo um dos precursores dos estudos midialógicos. Analisava as interferências nas sensações humanas pelos meios decomunicação, constatava o quanto era influente a informação ou entretenimento presente nos veículos de comunicação, o quão capaz era de modificar os costumes e consumos de uma geração. Defendia queaté antes do surgimento da televisão vivíamos na “Galáxia de Gutenberg”, explicando: Gutenberg foi o precursor da imprensa, ou seja, foi um dos maiores responsáveis pela difusão e aproximação dainformação escrita.
Foi o teórico da Aldeia Global, correspondente a uma grande aldeia, no caso o globo, aonde todos poderiam ter contato um com o outro simultaneamente com a utilização de aparatotecnológico. Isso te lembra alguma coisa? Sim, nossa amiga Internet como a conhecemos agora foi prevista nos anos 60 como uma realidade a ser alcançada. Porém MacLuhan considerava a televisão como principal meiode comunicação, o que não deixa de corresponder com nossos tempos pois praticamente todos os lares possuem uma TV, ao contrário da Internet que está, porém, em plena expansão.
Tornou-se mundialmentefamoso em 1964 quando lançou “Os Meio de Comunicação como Extensões do Homem” no qual lista os meios de comunicação influentes na sociedade. Acumulou vários prêmios e publicou 15 livros no períododos anos 60 e 70. Essa época, que será mais explorada adiante, foi marcado por grandes mudanças tecnológicas e tornou-se objeto de análise de diversas teorias da comunicação. Vale citar, além do próprioMcLuhan, Harold Innis (1894-1952), que elencava as influências das tecnologias nas constituições sociais e Pierre Lévy e sua teoria das “Tecnologias da Inteligência”.
É alvo de muitas...
tracking img