Hepatite a

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
sINTRODUÇÃO

O vírus da hepatite A (HAV) classifica-se na família Picornaviridae e é transmitido por via fecal-oral. Infecção provocada pelo vírus, que entra no organismo através do aparelho digestivo e multiplica-se no fígado, causando neste órgão a inflamação denominada hepatite A. A descoberta do vírus ocorreu em 1975, todavia, na Antiguidade, já se registravam surtos da doença, na alturachamada «icterícia infecciosa», e eram frequentes as epidemias em períodos de guerra e de cataclismos.  A hepatite A transmite-se de pessoa para pessoa quando os alimentos ou a água estão contaminados por dejetos contendo o vírus, daí que seja mais frequente em países menos desenvolvidos, devido à precariedade do saneamento básico, e incida, principalmente, em crianças e adolescentes (50 por centodos casos acontece antes dos 30 anos).  Nos países ocidentais, com a melhoria das condições de higiene, somos expostos cada vez mais tarde a esta doença considerada aguda, mas que se cura rapidamente na maioria dos casos (ao fim de cerca de três semanas) sem necessitar de internamento hospitalar ou de um tratamento específico e sem deixar vestígios: após a cura, o vírus desaparece do organismo esurgem anticorpos protetores que impedem uma nova infecção, por isso, não existem portadores crônicos.  Raramente esta doença é fatal, embora em adultos afetados por uma doença hepática crônica - originada por outro vírus ou pelo consumo excessivo de álcool - a infecção pelo VHA possa provocar a falência hepática, conhecida por hepatite fulminante; de outro modo, o risco é muito baixo, da ordem deum para mil ou mesmo para dez mil. 

OBJETIVO.

Objetiva-se neste trabalho o enfoque aos sintomas, diagnóstico, tratamento, vacinação da hepatite A e a resposta imunitária ao agente infeccioso.

METODOLOGIA.

Trata-se de um estudo descritivo explicativo e bibliográfico cuja trajetória pauta-se na exploração e na seleção do material pesquisado.

DESENVOLVIMENTO.

Sintomas da hepatiteA: O período de incubação do HAV é de 2 a 6 semanas. Em crianças o quadro pode ser brando o suficiente para passar despercebido. Quando há sintomas, estes são muitas vezes confundidos com uma gripe ou uma gastrenterite leve. Não é incomum pessoas só descobrirem que tiveram hepatite A através de sorologias solicitadas ao acaso. Nos adultos, a hepatite A costuma ser mais sintomática. Este é o grupoque costuma procurar atendimento médico durante a fase aguda da doença. Inicialmente a hepatite A se apresenta como uma virose gastrointestinal  inespecífica, com perda de apetite, náuseas, vômitos, fraqueza, dor muscular, dor de cabeça e febre. Após 1 semana surge a icterícia, sintoma clássico da hepatite A aguda, que se caracteriza por pele e olhos amarelados, comichão generalizado, urina escurae fezes de cor muito clara. 80% dos pacientes apresentam também hepatomegalia, que é o aumento do tamanho do fígado. A hepatite A dura em média 2 meses. Ao contrário da hepatite B e principalmente, da hepatite C, que costumam virar infecções crônicas, a hepatite A na maioria dos casos cura-se espontaneamente, raramente se tornando uma hepatite crônica.
Se por um lado a hepatite A costuma ser umadoença benigna que raramente se torna crônica, por outro, ela é a hepatite viral que mais frequentemente cursa como uma hepatite fulminante, levando a morte por insuficiência hepática caso não seja efetuado um transplante hepático de urgência. Felizmente esse quadro ocorre em menos de 1% das hepatites por vírus A.

Diagnóstico da hepatite A: Nas análises de sangue, o principal achado é aalteração das chamadas enzimas hepáticas: TGO, TGP e bilirrubinas. Nas hepatites agudas os valores de TGO e TGP costumam estar acima de 1000 IU/dL. As enzimas hepáticas, porém, só indicam que há um quadro de hepatite aguda em curso, não sendo capazes de determinar a causa. Para se identificar o HAV como agente causador da hepatite é preciso realizar uma sorologia para hepatite A. Na sorologia...
tracking img