Romantismo - 3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3ª geração do romantismo

(condoreira) - caracterizada pela poesia social e libertária. Sofreu forte influência de Victor Hugo e sua poesia político-social. O termo condoreirismo é conseqüência dosímbolo de liberdade adotado pelos jovens românticos: o condor. Seu principal representante foi Castro Alves, seguido por Tobias Barreto e Sousândrade
Alguns escritores do Romantismo se posicionaramcontra os valores racionalistas e materialistas da sociedade burguesa, se identificaram com um ambiente satânico, misterioso, de morte, sonho e loucura, criaram então uma literatura fantasiosa.Trata-se da literatura de tradição gótica. 
A literatura gótica é, na realidade, um subgênero literário surgido no final do sécuo XVIII em resposta ao sentimento de confiança e positividade do Renascimentoartístico e do Humanismo e, principalmente, em resposta às ideias e filosofias Iluministas europeias. 

O subgênero está ligado ao terror, ao medo e tudo àquilo que não é racional, sendo conhecidapela imaginação para o cruel e para o violento. No final do século XVIII e início do século XIX, o gênero romance entrou em voga nas sociedades europeias e suas respectivas colônias. Logo, anarrativa, mais racional e seguindo uma estrutura lógica de acontecimentos foi contestada pelos autores e autoras ao criarem uma narrativa baseada no excesso, naquilo que não era lógico de se narrar.
Mesmosendo caracterizada por valores individuais, a Cultura Obscura abriga diversas manifestações artísticas comuns a outras culturas. A Literatura é uma das expressões mais utilizadas. É através dacomposição poética, por exemplo, que se confrontam os temores e se revelam os mais profundos sentimentos e desejos da alma. É, também na literatura, que se encontra uma definição estética e ideológica sobre osvários aspectos que compõem a cultura obscura.
Mais precisamente, podemos citar o Romantismo como a principal referência da Cultura Obscura. Surgido no final do século XVIII, como uma reação aos...
tracking img