Henry ford "um mito "

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Henry Ford: O pai da indústria automobilística.

Ana Agra Dayse Dutra Fabíola Pontes Jaqueline Ferreira

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de relacionar as habilidades e ações empreendedoras de Henry Ford, um dos mais importantes nomes da indústria mundial, fundador da Ford Motor Company e o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir automóveis em menos tempo ea um menor custo. Apresenta-se, primeiramente, sua história de vida, onde se pode perceber suas influências e desenvolvimento pessoal. Em seguida, relata-se sobre suas ações empreendedoras, desafios, inovações e estratégias. E, posteriormente, analisam-se as habilidades identificadas nas ações de Ford, classificando-as em cinco tipos de competências empreendedoras: Conceitual, de Relacionamento,de Oportunidade, Administrativa, Estratégica e de Equilíbrio de Trabalho e Vida.

Palavras-chave: Henry Ford, empreendedorismo, ações, habilidades, competências.

1. Biografia de Henry Ford

Primeiro dos seis filhos de um casal de imigrantes, Henry Ford nasceu no dia 30 de julho de 1863 em Dearborn - Michigan – EUA. Seu pai, William Ford (1826-1905), tinha uma fazenda mediana e sua mãe, MaryLitogot Ford (1839-1876), morreu quando ele tinha apenas 12 anos. Nessa época, Ford teve seu primeiro contato com um locomóvel a vapor, levando-o a estudar carros automotivos. Ford frequentou escolas agrícolas e trabalhou na fazenda do seu pai até seus 15 anos. A vida na fazenda era difícil e exigia serviços pesados feitos à mão. Nessa época Ford já demonstrava interesse em diminuir o trabalhomanual por meio do uso de máquinas. E ao perceber as habilidades de Ford, seu pai decidiu mandá-lo para estudar na Escola de Comércio. Em 1879, com 16 anos, Ford deixou sua casa e foi para a cidade vizinha Detroit, para trabalhar como aprendiz de operador de máquinas, primeiro na empresa James F. Flower & Bros, e mais tarde na Detroit Dry Dock Co.
1

Em 1882, ele retornou ao trabalho na fazendada família e se tornou experiente na operação dos motores a vapor portáteis da Westinhouse Engine. Em 1885, Ford voltou a Detroit para trabalhar como mecânico nas oficinas da Eagle Motor Works, concentrando seus interesses nos motores a combustão interna. Dois anos depois do seu primeiro contato com esse tipo de motor, Henry Ford conseguiu construir seu primeiro motor movido a gasolina. Em 1886,Henry Ford herdou cerca de 33 hectares de terreno do seu pai. A razão deste retorno às terras foi seu noivado com Clara Jane Bryant (1865-1950), com quem se casou em abril de 1888. Juntos, eles tiveram um único filho, Edsel Bryant Ford (1893-1943), e adotaram uma criança Chinesa. Henry Ford sofreu seu primeiro acidente vascular cerebral em 1938, o que o afastou da vida pública, e faleceu no dia 7de abril de 1947.

2. Ações Empreendedoras:

Por volta do ano de 1890, Ford assumiu o lugar de engenheiro maquinista na cidade de Detroit na Edison Illuminating Company. Em 1893, após sua promoção ao cargo de Engenheiro Chefe, Ford passou a ter bastante tempo e dinheiro para dedicar-se às suas experiências pessoais com motores a gasolina. Estes experimentos culminaram em 1896 com a conclusão deseu próprio veículo automotor denominado Quadriciclo. Sua primeira empresa foi a Detroit Automobile Company, sob a responsabilidade de ser engenheiro chefe, entretanto, a fábrica fechou devido à discordância com os outros diretores em relação à adoção da produção em massa como modelo padrão. Anos mais tarde, montou outra empresa, esta voltada para carros de corrida, contudo, a produção dessescarros não obteve êxito. Mesmo assim, Ford persistiu com a idéia e juntamente com o projetista Harold Wills montou o chamado carro 999, com o qual Barney Oldfield se tornou campeão, divulgando o carro em todo país. Esse passo foi importante, pois o rendimento financeiro proveniente do sucesso de seu carro deu suporte financeiro a suas idéias para fundar a Ford Motor Company. Com 40 anos de idade,...
tracking img