Henry Cavendish

Páginas: 2 (371 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014
A estrutura do sistema de ensino: Federal, estadual e municipal.
Quando se faz referência a sistema de ensino, a tendência é considerá-lo o conjunto das escolas das redes, nesse caso, fala-se desistema de ensino estadual, municipal e federal. Um sistema supõe, então, um conjunto de elementos, de unidades relacionadas, que são coordenadas entre si e constitui um todo. Por constituírem umareunião intencional de aspectos materiais e não material presume então a existência de tensões e de conflitos entre os elementos integrantes. Ao se organizarem em um sistema, esses elementos materiais eideais passam a formar uma unidade, no caso, um sistema de ensino.
Relações entre sistema de ensino e outros sistemas sociais, além da articulação entre os elementos de um mesmo sistema, estes searticulam com outros sistemas existentes na sociedade, tais como, o político, o econômico, o cultural, o religioso, o jurídico, etc. Os vários sistemas existentes na sociedade articulam-se e relacionam-secom o sistema educacional. Sofrem influencia dele e o influenciam. Os vários sistemas são fruto das condições históricas, ideológicas, econômicas e políticas existentes na sociedade. Significa então,que em certos momentos um ou outro sistema de ensino tem maior influencia sobre outro sistema.
Formas de organização dos sistemas. Há duas formas fundamentais de construção, de organização e dedesenvolvimento de um sistema. Uma procura destacar os aspectos estáticos, harmoniosos da organização, a outra salienta o caráter dinâmico. As possibilidades de mudanças existentes nos sistemas e a formaque aceita a adaptação, a ordem, o equilíbrio, baseando na teoria funcionalista, cujo principio e a ausência de conflitos. A outra teoria chamada de dialética ou de conflito, aceita as contradições enão as nega. Ao contrario, estas são trabalhadas mediante a participação coletiva, a fim de obter a alteração necessária. As formas de os sistemas relacionarem-se interna e externamente caracterizam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo da biografia de henry cavendish
  • Henry
  • HENRY
  • Henry
  • henry
  • experiencia de cavendish
  • Henry Ford
  • Henry ford

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!