Henri Wallon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 3
Henri Paul Hyacinthe Wallon  nasceu em 15 de junho de 1879, em Paris, filho de Paul Alexandre Joseph.
Foi filósofo, médico, psicólogo e político francês, e marxista convicto.Foi neto do político francês Henri-Alexandre Wallon.
Henri Wallon ,contribuiu muito pela educação , foi um teórico que repensou o ser “criança”,investigando todas as suas etapas dedesenvolvimento dentro do contexto social.
Wallon alerta para o fato de que existindo o conflito eu-outro na construção da personalidade , onde , por vezes , surge hostilidade da criança emrelação ao professor – tanto pela falta de êxido da criança , pela severidade do professor por motivos familiares , afetivos , o professor não pode receber essas atitudes como afrontaspessoais.
Henri Wallon estabelece a afetividade na vida de uma criança afirmando que: “ajudar as crianças a desenvolver a sua autoestima é a chave de uma aprendizagem bem sucedida”.
Orelacionamento entre professores e alunos serão muito mais frutíferos e de satisfação.
Wallon foi um estudioso que se dedicou ao entendimento do psiquismo humano, seus mecanismos e relaçõesmútuas, a partir de uma perspectiva genética. Além disso, Wallon participou ativamente de debates em torno do tema Educação, contribuindo com críticas à educação tradicional. Dessa forma,podemos encontrar em sua obra interessantes posições, apesar de esse autor não ter proposto um método pedagógico.
Henri Wallon acreditava que só o conhecimento da gênese dos aspectos queconstituem o psiquismo permite uma compreensão e explicação mais objetivas de seus
mecanismos e relações mútuas, evitando o equívoco de tomar a conduta do adulto por
uma simplicidadeessencial e primitiva.
referencia bibliográfica : http://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Paul_Hyacinthe_Wallon
http://professorasdeprimeira-ifrs.blogspot.com.br/2012/01/blog-post_5543.html...
tracking img