Hemotranfusao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Transfusão sanguínea
A transfusão sanguínea é um procedimento utilizado no tratamento de algumas doenças. Atualmente é um procedimento confiável.







Atualmente atransfusão sanguínea é um procedimento confiável
À transferência de um componente sanguíneo ou de sangue de uma pessoa (doador) para outra (receptor) damos o nome de transfusão sanguínea. Geralmente os médicosprescrevem a transfusão sanguínea para aumentar o volume de sangue do organismo, aumentar o número de hemácias que transportam oxigênio, corrigir distúrbios de coagulação ou melhorar a imunidade.
Omédico, dependendo do motivo da transfusão sanguínea, irá prescrever o sangue total, com todos os seus componentes e células sanguíneas; ou, então, somente os hemocomponentes (componentes do sangue)como plasma, eritrócitos, plaquetas, fatores de coagulação sanguínea ou leucócitos. Ao prescrever os hemocomponentes isolados, o médico tratará o problema mais especificamente, diminuindo os riscos deefeitos colaterais e evitando o desperdício dos outros hemocomponentes que podem ser utilizados em outros pacientes.
Atualmente, as transfusões sanguíneas são mais confiáveis, mas ainda continuamcausando alguns problemas no receptor, como reações alérgicas e infecções.
Para que ocorra a transfusão sanguínea, deve haver um doador de sangue. As pessoas que têm interesse em doar sangue passam poruma entrevista de triagem clínica antes da doação. Nessa entrevista, os pretensos doadores serão questionados sobre vários fatores que irão detectar algo que impeça ou não a doação. Após a entrevista,é feita a coleta do sangue que será levado para realização de exames, como testes sorológicos para hepatite B e C, doença de Chagas, sífilis, HIV, entre outros. O sangue também será classificado portipo (tipo A, B, AB ou O) e fator Rh positivo ou negativo.
Como a transfusão sanguínea pode transmitir alguma doença, os órgãos sanitários tornaram mais rigorosas as seleções de doadores e fizeram...
tracking img