Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1073 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FALHAS MAIS COMUNS NO POCESSOTRANSFUSIONAL POR PROFISSINAIS DE ENFERMAGEM.

INTRODUÇÃO

O presente estudo vem abordar as práticas de enfermagem no processo transfusional, avaliando os danos que as práticas inadequadas podem acarretar para o cliente, na unidade hospitalar e saúde desse indivíduo fora do ambiente Hospitalar.

Hemotransfusão é a administração de uma ampla faixa de produtossangüíneos em um cliente, por via endovenosa, para fins terapêuticos (ARAÚJO, 2007).
A administração de sangue e hemocomponentes requerem o conhecimento das técnicas de administração corretas e das possíveis complicações. (BRUNNER E SUDDART, 2009).

Tradicionalmente, a hemoterapia é um tratamento mediante o uso de sangue ou dos seus integrantes em tratamentos de alterações fisiopatológicas agudasou crônicas, envolvendo uma estrutura complementar as atividades hospitalares, ambulatórias e domiciliares. Esse tratamento hemoterápico inclui riscos físicos e psicológicos ao cliente submetido a ele (Ferreira, 2000: www.hemocentro.fmb.unesp.br).

Por ser a enfermagem, a equipe responsável pelo processo transfusional,
cabe a ela observar o paciente antes da transfusão, avaliar seu estadodurante e
acompanhá-lo após a transfusão (POTTER & PERRY, 2002).

Toda transfusão de sangue ou hemocomponente é considerada um procedimento de risco que pode ser imediato ou tardio. Portanto, deve ser criteriosamente indicada e utilizada visando à segurança do cliente.

A RDC 57 de 16 de Dezembro de 2010, do Ministério da Saúde e Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Determina oRegulamento Sanitário para Serviços que desenvolvem atividades relacionadas ao ciclo produtivo do sangue humano e componentes e procedimentos transfusionais (www portal.anvisa.gov.br).

A transfusão de hemocomponentes e hemoderivados, no entanto, não está livre de riscos. Complicações relacionadas à transfusão podem ocorrer, e algumas delas podem trazer sérios prejuízos aos pacientes, inclusivefatais. Entre as chamadas reações transfusionais estão as hemolíticas agudas, as anafiláticas, as febris não hemolíticas, as complicações pulmonares, o desequilíbrio eletrolítico, as sepsis bacterianas, a hipotermia, a doença do enxerto versus hospedeiro, a aloimunização, a sobrecarga de volume, a sobrecarga de ferro e a imunossupressão (NÉBIA FIGUEIREDO 2004) .

Vários fatores podem contribuirpara aumentar as chances do paciente experimentar uma complicação relacionada à transfusão. Isto inclui o tipo decomponente que está sendo transfundido, as características do paciente e suas condições médicas, o uso de equipamentos inadequados, as soluções endovenosas incompatíveis,os procedimentos inadequados e erros ou omissões por parte da equipe que presta cuidados aos pacientes.

Emboraalgumas reações sejam inevitáveis, a maioria das reações transfusionais fatais são atribuídas a erro humano. Uma das mais importantes causas de morte associadas à transfusão é a reação transfusional hemolítica aguda.

A causa mais comum deste tipo de reação é a transfusão de sangue ABO incompatível.

Considerando a importância de uma hemotranfusão para o cliente, vale ressaltar a importânciade que esse procedimento seja feito da maneira adequada pelos profissionais de enfermagem que exercem um papel de fundamental importância no processo transfusional.

Os enfermeiros não apenas administram transfusões, mas também devem conhecer as suas indicações, providenciar a checagem de dados importantes na prevenção de erros, orientar os pacientes sobre a transfusão, detectar, comunicar eatuar no atendimento das reações transfusionais e documentar todo o processo. Se o gerenciamento do processo transfusional ocorrer com a eficiência necessária, os danos aos clientes serão minimizados.

SITUAÇÃO PROBLEMA

As falhas na execução dos procedimentos relacionados a hemotranfusão causam danos aos clientes que podem ser irreversíveis.

Avaliando os riscos que uma hemotransfusão pode...
tracking img