Hemodialise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HEMODIALISE

O QUE É A HEMODIALISE?
A hemodiálise é o método mais comum para tratamento de insuficiência renal avançada e permanente. Desde os anos 60, quando a hemodiálise tornou-se uma opçãopara tratar insuficiência renal, aprendeu-se bastante como realizar o tratamento e minimizar os efeitos colaterais. Porém, mesmo com melhores procedimentos e equipamentos, a hemodiálise ainda é umaterapia complicada e inconveniente, a qual requer esforço coordenado de toda uma equipe que pode incluir nefrologista, técnico de diálise, enfermeiro de diálise e nutricionista.
QUANDO OS RINS FALHAMRins saudáveis limpam o sangue removendo excesso de fluidos, minerais e resíduos. Eles também produzem hormônios para manter os ossos fortes e o sangue saudável. Quando os rins falham, resíduos perigososacumulam no organismo, a pressão sanguínea pode aumentar e o organismo pode reter fluidos em excesso e não fabricar células sanguíneas vermelhas suficientes. Quando isso acontece, o tratamento comhemodiálise precisa substituir o trabalho dos rins.

COMO A HEMODIÁLISE FUNCIONA
Na hemodiálise uma certa quantidade de sangue flui durante determinado tempo através de um equipamento especial queremove os resíduos e fluidos extra. Isso limpa o sangue que retorna ao corpo. Remover os resíduos perigosos, sal e fluidos extra ajuda a controlar a pressão sanguínea e manter o equilíbrio apropriado desubstâncias como potássio e sódio no organismo.
Um dos ajustes mais importantes que a pessoa deve fazer ao começar a hemodiálise é seguir uma programação rígida. A maioria dos pacientes vai a umaclínica (centro de diálise) 3 vezes por semana para visitas de 3 a 5 horas. Por exemplo, o paciente pode ter uma programação para ir na segunda, quarta e sexta, ou para terça, quinta e sábado. O pacientefazendo hemodiálise pode ser perguntado se prefere fazer pelas manhãs ou tardes, dependendo da disponibilidade na clínica de hemodiálise.
EFEITOS COLATERAIS
Cãibras musculares e hipotensão são...
tracking img