Hello

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE INTRODUÇÃO DA NUTRIÇÃO
COMPLEXO B
Beatriz, Amanda e Karina

1. Complexo B
1.1 Definição
As vitaminas do complexo B são oito vitaminas solúveis em água (hidrossolúveis) que desempenha papéis importantes no metabolismo celular. No passado achava-se que as vitaminas do complexo B eram uma única vitamina. Posteriormente, pesquisas mostraram que são vitaminas quimicamentedistintas que frequentemente coexistem nos mesmos alimentos. Suplementos que contêm todas as oito vitaminas são geralmente referidos como complexo B. Suplementos de vitamina B individuais são referidos pelo nome específico de cada vitamina (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12). Diferenciam em sua estrutura química, em suas ações biológicas, terapêuticas e no teor de suas necessidades nutricionais. Asvitaminas do complexo B ajudam a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca, assim como a tonicidade muscular do aparelho gastrintestinal.
1.2 Listas de vitaminas B
Vitamina B1 (tiamina)
Vitamina B2, antes conhecida por vitamina G (riboflavina)
Vitamina B3 (niacina, incluindo ácido nicotínico e nicotinamida)
Vitamina B4 (adenina)
Vitamina B5 (ácido pantotênico)
VitaminaB6 (piridoxina)
Vitamina B7, antes conhecida por vitamina H (biotina)
Vitamina B8 (colina)
Vitamina B9, antes conhecida por vitamina M ou vitamina Bc (ácido fólico)
Vitaminas B10 e B11, amparadoras do crescimento.
Vitamina B12 (cobalamina)
Vitamina B13 (ácido orótico)
Vitamina B15 (ácido pangâmico)
Vitamina B17 (amigdalina)
Vitamina Bx (Ácido para-aminobenzóico)

2. Vitamina B-1 (Tiamina)2.1 Definição
Muito antes do descobrimento da tiamina era conhecida uma doença denominada beribéri. No séc. XIX descobriu-se que a adição de carnes e cereais a uma alimentação pobre poderia prevenir o beribéri. Esse componente desconhecido foi depois chamado de tiamina. É uma substância solúvel em água e perde sua atividade quando submetida a altas temperaturas ou pH alcalino. A forma livredessa vitamina é básica, sendo ela encontrada mais facilmente na forma de hidrocloreto de tiamina.
2.2 Funções
Tem um papel importante no organismo, como elementos de defesa contra infecções, ajuda nos desenvolvimento dos dentes e a conservação do esmalte, desenvolvimento ósseo, bom estado dos cabelos, ajuda na proteção respiratória, tem ação protetora sobre a pele e mucosas, usado paratratamentos visuais e conhecido também como anticancerígeno.
2.3 Absorção, metabolismo e excreção
A absorção é boa pelo trato gastrointestinal. Em baixa concentração sua absorção é mediada por carreadores que dependem do Na+ e, em altas concentrações, a absorção é realizada por difusão passiva. A vitamina é fosforilada nas células da mucosa em tiamina fosfato (di e trifosfato) e nessa forma é transportadapara o fígado pela circulação portal, sendo este o órgão de maior concentração dessa vitamina, juntamente com os rins e o coração. No plasma a tiamina se encontra numa forma livre. Microorganismos presentes no trato intestinal do homem e dos animais podem sintetizar a tiamina, entretanto a quantidade sintetizada é pequena diante das necessidades orgânicas. A excreção de tiamina pela urina refleteprincipalmente a quantidade ingerida. A excreção fecal é um indicativo de tiamina ingerida, porém não absorvida.
2.4 Fontes Alimentares
Tiamina é encontrada numa grande variedade de fontes animais e vegetais, como carnes magras, vísceras, gema de ovo e grãos integrais. É estimulada pela vitamina B-2, ácido fólico, vitamina C e E, vitamina B-3, enxofre e zinco.
2.5 Recomendações diárias
Arecomendação dietética para homem é de 1,5 mg de Tiamina em uma porção, para a mulher essa porção cai para 1,1 mg e para mães que amamentam e para idosos é 3,0 mg.
2.6 Deficiência e excesso
Sua carência resulta em inapetência (falta de apetite), dificuldade digestiva, dores musculares, insônia, nervosismo, irritação, fadiga, depressão, sensação de agulhadas e queimação nos pés, perda do tato e...
tracking img