Hegemonia mundial do seculo xxi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Hegemonia Mundial século XXI: Europa, Estados Unidos, Japão, China e Índia.
Quem Terá Hegemonia no Século XXI ? Europa , Estados Unidos, Japão ou China ?
Considera-se que o século XIX foi do Reino Unido e o século XX dos Estados Unidos, as duas maiores economias do globo na Primeira e na Segunda Revolução Industrial, respectivamente. Além disso, essas duas potências, cada uma na sua épocade apogeu, controlavam ou influenciavam grande parte do que ocorria no mundo : o comércio internacional, os principais conflitos, etc.
E no século XXI, de quem será a hegemonia mundial ?
Há quem afirme que ela ainda será norte-americana, enquanto alguns acreditam que será europeia e outros que será da Ásia, comandada talvez pelo Japão, pela China ou pela Índia. Muitos argumentam quenenhum desses três polos ou centros mundiais de poder terá a hegemonia, e que o século XXI será equilibrado, multipolar e sem um centro dominante.
É interessante registrar que praticamente ninguém aposta numa supremacia da América Latina, da África, do sudoeste e do sul da Ásia e nem mesmo da Oceania ou da Rússia e dos demais países da CEI. Por que será ?
Examinando os pontos fortes e osfracos da Europa, dos Estados Unidos e do Japão, avaliando as chances de cada um de se sair bem no século XXI .

Europa
A Europa tem grande possibilidade de voltar a ser o centro mundial de poder, posição que teve desde o século XVI e só perdeu no século XX, notadamente com as duas guerras mundiais. O grande desafio de suas lideranças é integrar na União Europeia todo o continente, ouseja, a Europa Oriental e as nações europeias da CEI (Rússia, Moldávia, Belarus e Ucrânia).
O ponto mais forte da Europa é a sua população : de cerca de 730 milhões de habitantes com bom poder aquisitivo e elevada escolaridade, a maior de todos os continentes. Isso é fundamental, pois na atualidade os recursos humanos, as pessoas são mais importantes que os recursos naturais (o tamanhodo território e suas riquezas : minérios, solos , etc.) e mesmo do que o poderio militar. Até os países mais pobres da Europa, como a Albânia, sempre valorizaram a educação, e a situação europeia nesse aspecto é excelente, melhor do que a de qualquer outro continente, desde que se compare à situação média. A Europa conta ainda com uma economia moderna, que já atingiu em várias regiões o estágio daTerceira Revolução Industrial e produz de tudo, desde supercomputadores até vinhos, de robôs a queijos, de remédios sofisticados a peixes.
Um ponto fraco da Europa é a grande heterogeneidade ou as diferenças de povos e culturas que originou rivalidades milenares, provocou inúmeras guerras e que é, portanto uma situação difícil de resolver.
Caso a União Europeia integre os paísesocidentais da CEI, amenize essas rivalidades milenares e consiga promover uma coexistência pacífica e democrática entre as minorias étnicas, a Europa provavelmente voltará a ser uma espécie de centro do mundo no século XXI.


Estados Unidos
Se a disputa pela hegemonia mundial fosse apenas entre os Estados nacionais ou países, sem dúvida os Estados Unidos levariam vantagem. Apesar dacrise de 2008, o país é ainda a maior economia e o maior mercado nacional de consumo do globo, com uma população de mais de 305 milhões de habitantes e um alto poder aquisitivo médio, embora o nível de escolaridade, apesar de elevado para os padrões mundiais, seja bem inferior ao de países como Alemanha, Japão ou Suécia.
A disputa no século XXI, porém, não é mais apenas entre Estados, e simentre megablocos, dos quais o mais importante é a União Europeia. Esse é o grande problema dos Estados Unidos, que preferem continuar atuando de forma independente no plano internacional. Esse Estado, provavelmente, nunca concordará em construir uma associação semelhante á União Europeia, em que há uma integração quase total entre os países membros. Sua preferência é por liderar, de cima para...
tracking img