Hedge cambial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

CONCEITO

Quem vende para outros países e fecha contratos em outras moedas está sujeito a prejuízos – ou ganhos extras – por conta da variação cambial. Entre as opções na busca por mais segurança na hora de produzir, as operações de hedge permitem que produtores realizem investimentos com o objetivo de reduzir as chances de que grandes alterações na cotação afetem o faturamento.
A criaçãode fundos de hedge foi na década de 1940 sendo desenvolvido por Alfred Jones, pai de técnicas de investimento pouco ortodoxo e, uma de suas técnicas mais bem sucedidas foi vendendo ações a curto prazo e comprando a longo prazo. Esta é a base de como funciona o hedge cambial que, devido ao número de diretrizes associadas com os fundos de hedge requer muito mais dinheiro.
Os fundos de hedge sãogerenciados em particular e, muitas vezes, esta é uma opção para pessoas mais ricas com mais dinheiro para investir. Claro, com maior quantidade de dinheiro envolvido os riscos também se tornam maiores.
O hedge não está limitado a qualquer tipo de investimento pois, investe em muitos mercados diferentes usando estratégias não convencionais visto que, não há um conjunto de regras a seguir podendoresistir tempo ou posições curtas e podem usar alavancagem e derivados.
A lei americana exige que a maioria dos investidores no fundo de hedge tenha uma grande quantidade de conhecimentos de investimento, um patrimônio líquido de pelo menos US$ 1 milhão e uma certa quantidade de renda anual.
A maioria dos investimentos realizados por este fundo são especulativos então, os riscos tendem a serelevados. A taxa de administração é tipicamente 1% - 2% dos ativos dos fundos e a taxa de performance é normalmente cerca de 20% dos lucros feitos naquele ano.
Mesmo com alguns boatos de que este fundo seja ilegal e imoral por conta de seu sigilo (negociação somente entre uma empresa e o indivíduo, o governo e outras empresas não estão envolvidos) isto não é verdade, porque ele é uma maneira legal defazer um grande lucro.
As transferências financeiras no mercado internacional podem ser realizadas por pessoas físicas e jurídicas residentes, domiciliadas ou com sede no país em bancos autorizados a operar no mercado de câmbio. Lembrando que, as operações normalmente são feitas na Bolsas de Mercadorias e de Futuros, tendo em vista a disposição de local adequado, regras estáveis, divulgaçãoinstantânea de resultados, bem como liquidez na hipótese de reversão e de posições contratuais mas, também pode ser realizadas fora da Bolsa, ou seja, em mercado de balcão com a intervenção de instituição financeira nacional e entre empresas ou particulares, sem referida intervenção. Cabe esclarecer que as operações de hedge podem ser feita tanto no Brasil quanto no exterior.

Alerta

Parabrasileiros o hedge acima de um ano é considerado bastante caro. De acordo com Rodrigo Zuniga - diretor da Capitânia, empresa especializada em serviços financeiros – “por aqui, os custos para contratar uma operação de mais longo prazo fazem o produtor pensar duas vezes”. Segundo a analista financeira Marina Lemos, empresários brasileiros têm diversas opções para se proteger na hora da exportação. É maiscomum, porém, optar por operações mais curtas. “O hedge mais tradicional é de um ou dois anos. É possível estender esse prazo, mas a taxa de juros é muito alta”, diz. Marina explica que, em operações realizadas em outros países, os juros são bem mais baixos. “Em reais, o empresário tem o CDI, que hoje é 7,5%. Em operações fora do Brasil, o equivalente em dólar se aproxima do zero. O diferencial dataxa de juros é muito grande. Nos E.U.A., por exemplo, realizando essa operação em outra moeda, o custo é muito menor.






Exemplo clássico de hedge:

Uma empresa exportadora de petróleo deseja fixar o preço de venda do petróleo no valor atual do mercado, de US$ 100,00.
Segundo as análises do financeiro da companhia, essa operação é interessante dado uma possível queda nos preços...
tracking img