Haushsa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* Ciclo do Ouro
Em consequência das invasões holandesas na Região Nordeste do Brasil, o capital holandês passou a dominar todas as etapas da produção de açúcar, do plantio da cana-de-açúcar ao refino e distribuição. Com o controle do mercado fornecedor de escravos africanos, passou a investir na região das Antilhas. O açúcar produzido nessa região tinha um menor custo de produção devido, entreoutros, à isenção de impostos sobre a mão-de-obra (tributada pela Coroa Portuguesa) e ao menor custo de transporte.
Sem capitais para investir, com dificuldades para aquisição de mão-de-obra e sem dominar o processo de refino e distribuição, o açúcar português não conseguiu concorrer no mercado internacional, mergulhando a economia do Brasil (e a de Portugal) numa crise, provocando a necessidadede uma nova fonte de renda.
Em busca de uma solução para a crise foram feitas expedições ao sertão do Brasil, com intuito á busca de riquezas minerais, índios para escravização e extermínio de quilombos. Essas expedições foram chamadas de bandeiras. Os bandeirantes, como eram chamados os integrantes das bandeiras, no final do século XVII, começaram a encontrar minas de ouro em Minas Gerais, Goiáse Mato Grosso, Portugal viu nesta atividade uma nova fonte de renda.
A descoberta de ouro no Brasil provocou uma verdadeira “corrida do ouro”, durante todo século XVIII (auge do ciclo do ouro). Brasileiros de todas as partes, e até mesmo portugueses, passaram a migrar para as regiões auríferas, buscando o enriquecimento rápido. Doce ilusão, pois a exploração de minas de ouro dependia de altosinvestimentos em mão-de-obra (escravos africanos), equipamentos e compra de terrenos. Somente os grandes proprietários rurais e grandes comerciantes conseguiram investir neste lucrativo mercado. 

Nesse período a população mineira cresceu rapidamente, se tornando a maior do Brasil, sendo a única capitania do interior do Brasil com grande população. A essa época maioria da população de Minas Gerais,aproximadamente 78%, era formada por negros e mestiços. A população branca era formada em grande parte por cristãos-novos vindos do norte de Portugal e das Ilhas dos Açores e Madeira. Os cristãos novos foram muito importantes no comércio colonial e se concentraram especialmente nos povoados em volta de Ouro Preto e Mariana. Ao contrário do que se pensava na Capitania do Ouro a riqueza não eramais bem distribuída do que em outras partes do Brasil.
Assim, o centro econômico e politico mudaram para o sudeste e o Rio de Janeiro se tornou a capital administrativa do Brasil.
A Coroa cobrava, como outra forma de arrecadação de renda, um quinto de todo o minério extraído, o que passou a ser conhecido como "o quinto". Os desvios e o tráfico de ouro, no entanto, eram comuns. Para resolver oproblema a coroa resolveu criar mecanismos contra trafico de ouro. Era taxado um valor mínimo de impostos a serem atingidos para cada local, quando essa taxa não era comprida os colonos desse local deveriam pagar o restante com bens pessoais, isso era chama de derrama.
A época colonial foi marcada por vários conflitos tanto entre portugueses e europeus, europeus e nativos e ate entre os colonos. Umadas mais importantes foi a guerra contra os holandeses.
A insatisfação com a administração colonial provocou a Revolta de Amador Bueno em São Paulo e, no Maranhão, a Revolta de Beckman.
Em Pernambuco, a disputa politica entre os mercadores e canavieiros provocou na Guerra dos Mascotes.
No sul as tentativas, dos jesuítas, de catequizar os índios levaram as Guerras Guaraníticas.

As cobrançasexcessivas de impostos, as punições e a fiscalização da coroa portuguesa provocaram reações na população. A capitania de Minas Gerais sofreu a Revolta de Filipe dos Santos e a Inconfidência Mineira (1789), seguida pela Conjuração Baiana em Salvador dez anos mais tarde. Esses dois grandes movimentos ficaram marcados por terem a intenção de proclamar a independência.
* Coroa real no Brasil...
tracking img