Hardware

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 89 (22159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O Hardware é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos. Em contraposição ao hardware, o software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados que é processado pelos circuitos eletrônicos do hardware. Toda interação dos usuários de computadores modernos érealizada através do software, que é a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo útil para o ser humano. O termo hardware não se refere apenas aos computadores pessoais, mas também aos equipamentos embarcados em produtos que necessitam de processamento computacional, como os dispositivos encontrados em equipamentos hospitalares, automóveis, aparelhos celulares, dentreoutros. Na ciência da computação a disciplina que trata das soluções de projeto de hardware é conhecida como arquitetura de computadores.
Vejamos alguns exemplos de hardware no âmbito da informática: caixas de som; cooler; dissipador de calor; CPU ou microprocessador; dispositivo de armazenamento (CD/DVD/Blu-ray, disco rígido (HD), pendrive/cartão de memória); estabilizador; gabinete,; Hub ouConcentrador; impressora; Joystick; Memória RAM,; microfone; modem; monitor; mouse; No-Break ou Fonte de alimentação ininterrupta; placa de captura; placa sintonizadora de TV; placa de som; placa de vídeo; placa-mãe; Scanner ou digitalizador; teclado; Webcam e etc.

1 - HISTÓRICO DO HARDWARE
1.1 OS PRIMÓRDIOS DA COMPUTAÇÃO

Dizem que os pastores contavam nos dedos as suas ovelhas. Esse foi oinicio primitivo processamento de dados do Homem. Mas como o número de ovelhas foi crescendo, usar somente os dedos passou a ficar complicado. Passaram a usar pedrinhas, mas ficaram difíceis de carregar, daí transformaram-nas em contas. Mas elas já não eram suficientes, então foi necessária a criação de dispositivos que auxiliassem essa operação.
A Humanidade tem utilizado dispositivos para auxiliara computação há milênios. Um exemplo é o dispositivo usado para estabelecer a igualdade pelo peso: as clássicas balanças, posteriormente utilizadas para simbolizar a igualdade na justiça. Um dispositivo mais orientado à aritmética é o ábaco, que surgiu há mais de 1.500 anos a.C. Um instrumento, formado por uma placa de argila, composto de barras e pequenas bolas, usado pelos mercadores paracalcular e contar. As barras atuavam como colunas, que posicionavam as casas decimais, cada bola na barra das unidades valiam um, na barra das dezenas valia dez e assim por diante.
Em 1623, Wilhelm Schickard construiu a primeira calculadora mecânica e assim, tornou-se o pai da era da computação. Como sua máquina utilizava técnicas como engrenagens inicialmente desenvolvidas para relógios, ela foitambém chamada de 'relógio calculador'. Ela foi colocada em uso prático por seu amigo Johannes Kepler, que revolucionou a astronomia.
A máquina de Blaise Pascal (a Pascalina, 1642) e Gottfried Wilhelm von Leibniz (1670)vieram em seguida.
O próximo passo da história dos computadores (ano de 1642), ocorreu quando um francês chamado Blaise Pascal, inventou a primeira máquina de somar: Pascalina, a qualexecutava operações aritméticas quando se giravam os discos interligados, sendo assim a precursora das calculadoras mecânicas.
Em 1670, Gottfried Leibnitz (na Alemanha), inventou uma máquina baseada nos princípios da Pascalina, e que efetuava cálculos de divisão e multiplicação, a qual se tornou a antecessora direta das calculadoras manuais. Leibniz descreveu também o código binário, umingrediente central de todos os computadores modernos. Entretanto, até 1940, muitos projetos (incluindo a máquina de Babbage do século XIX e mesmo o ENIAC de 1945) foram baseados no sistema decimal, mais difícil de implementar.
John Napier notou que a multiplicação e a divisão de números poderiam ser feita pela adição e subtração, respectivamente, de logaritmos destes números. Como números reais podem...
tracking img