Hanseniase

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumario!

* O que é
* Sinais e sintomas
* Transmissão
* Classificação da hanseníase
* Tratamento
* Cura
* Conclusão
* Bibliografia

Hanseníase
A hanseníase é uma infecção granulomatosa crônica, que afeta principalmente a pele e os nervos periféricos, transmitida pelas vias aéreas superiores, de pessoa a pessoa. A transmissão se faz de forma direta, por viarespiratória, mas é necessário ter predisposição para adquirir a doença e ter contato íntimo e prolongado com o doente sem tratamento. O bacilo tem elevado potencial infectante, mas, somente 10% das pessoas que vivem em situações de alta prevalência adoecem. Vários estudos têm demonstrado que, diante da contaminação, a maioria dos indivíduos oferece resistência ao Mycobacterium leprae, nãodesenvolvendo a doença, situação que pode ser alterada, em função da relação entre agente, meio ambiente e hospedeiro.
A afecção pode ser mais bem entendida se for considerada associação de duas doenças. A primeira é uma infecção crônica causada pelo M. leprae, organismo intracelular obrigatório que induz extraordinária resposta imune nos indivíduos acometidos.
A segunda é neuropatia periférica iniciadapela infecção e acompanhada por eventos imunológicos, cuja evolução e seqüelas frequentemente se estendem por muitos anos após a cura da infecção, podendo levar a grave debilidade física, social e consequências psicológicas.
O Ministério da Saúde (MS) considera caso de hanseníase quando o indivíduo apresenta uma ou mais de uma das seguintes características e que necessita quimioterapia: lesão depele com alteração de sensibilidade; acometimento de nervo com espessamento neural; baciloscopia positiva.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu a hanseníase como um problema de saúde pública, principalmente nos países cujas taxas de prevalência ultrapassam um caso por 10.000 habitantes.

Sinais e sintomas da hanseníase
Os principais sinais e sintomas de comprometimento e deformidadesnas mãos são: ressecamento, perda de sensibilidade protetora e fraqueza muscular, fissuras, encurtamento ou retração de tecidos moles, úlceras e feridas. É indicado na hidratação e lubrificação das mãos, deixá-las mergulhadas durante 15 minutos em água limpa e enxugá-las levemente, aplicando sobre elas algumas gotas de óleo mineral ou um pouco de vaselina, de forma uniforme. Na presença deencurtamento ou retração de tecidos moles, estão indicado, além da hidratação e lubrificação da mão, os exercícios passivos assistidos. Identificadas úlceras e feridas, deve-se recomendar ao paciente limpar e hidratar as mãos, lixar as bordas das úlceras além de cobri-las e deixá-las em repouso. Já no caso da perda da sensibilidade protetora, deve ser orientado a proteger as mãos e a condicionar o usoda visão ao movimento das mesmas, para evitar feridas e queimaduras além da adaptação dos instrumentos de trabalho para evitar ferimentos.
Trasmissão da Hanseniase
A hanseníase transmite-se por meio das secreções respiratórias quando uma pessoa infectada libera o bacilo no ar, pela tosse, espirro, fala ou bocejo. Cabe esclarecer que tal infecção não ocorre pelo simples contato social que se temcom uma pessoa portadora da doença, mas sim, pelo contato íntimo e freqüente. Sua transmissão ocorre através do contato direto com doentes sem tratamento. No caso dos doentes que recebem tratamento, não há risco de transmissão.
Classificação da hanseníase
As pessoas, em geral, têm imunidade para o M. leprae, e a maioria delas não adoece. Entre as que adoecem, o grau de imunidade variadeterminando a forma clínica e a evolução da doença.
As formas de manifestação clínica da hanseníase são quatro: indeterminada, tuberculoide,virchowiana e dimorfa (classificação de Madri). A partir da forma indeterminada, a hanseníase pode evoluir para as demais formas clínicas.
Hanseníase indeterminada
A hanseníase indeterminada caracteriza-se clinicamente por manchas esbranquiçadas na pele (manchas...
tracking img