Halita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O mineral halita, cloreto de sódio (NaCl), tem seu nome mineralógico originário da palavra latina sal, que deriva do grego antigo alas ou alati no idioma atual. O termo halita, em geral, refere-se às suas ocorrências naturais, tais como sal de rocha, sal gema ou sal fóssil.
O sal, também conhecido como cloreto de sódio (NaCl), é constituído de dois elementos: sódio e cloro. Osódio é um elemento metálico de cor prata, bastante instável, o qual reage violentamente na presença de água, enquanto que o cloro é um gás perigoso, que pode ser letal. A combinação destes dois elementos forma o cloreto de sódio, que é um composto branco essencial à própria vida humana. Virtualmente, toda pessoa no mundo tem contato direto ou indireto com o sal, diariamente. Para se ter uma idéia,0,28% do peso do corpo humano é constituído de cloreto de sódio. É comum, as pessoas acrescentarem sal à comida como uma forma de enaltecer o sabor ou conservá-la por mais tempo. No hemisfério Norte é comum aplicar-se sal granulado nos passeios públicos ou rodovias, para remover o gelo no inverno.
A história registra exemplos da grande influência do sal, tendo a existência deste recurso mineral, emdeterminados locais, propiciado o surgimento de cidades, influenciando os seus nomes, tais como Salzburg na Áustria, Salzgitter na Alemanha e Saltville nos EUA. Populações migraram em busca de sal e guerras foram travadas para sua obtenção ou proteção.






























1 HISTÓRIA DO SAL
Evidências arqueológicas indicam que o sal era extraído deocorrências salinas a céu aberto, próximas do Mar Morto, antes da Idade de Bronze. Os sumérios, 3.500 a.C., já salgavam carne e preservavam alimentos.
Aproximadamente, 1.000 a.C., os troianos aprenderam a usar o sal para preservar pescado. As civilizações marítimas, tal como os fenícios, faziam um intensivo comércio com sal, através do Mediterrâneo. Os chineses já produziam sal, 3.000 a.C. e2.000 a.C., o imperador Yu instituiu um tributo a ser pago com sal, sendo deste modo suprido às necessidades da corte.
A palavra salário é originária do latim sal e remonta aos tempos romanos, quando parte do pagamento dos soldados era feito com porções de sal, tendo sido a primeira estrada do império romano, a via salária.
Considerando que o sal é um bem de consumo (commodity), que tem uma demandauniversal, governos freqüentemente intervinham para controlar sua produção e distribuição para geração de renda, de modo a financiar projetos de interesse de cada país. O monopólio do estado na produção de sal foi comum na história como, por exemplo, em Roma, no ano 506 a.C. A taxa sobre sal foi também usada na
França sob o nome de gabelle, sendo parte da insatisfação e da revolta do povo queresultou na Revolução Francesa, só eliminada em 1790. Em 1805, esta voltou a ser aplicada para elevar a arrecadação para as guerras de Napoleão e continuou como imposto até 1945.
Mahatma Ghandi, em 1922, organizou na Índia, sob domínio inglês, uma marcha até o mar para protestar contra impostos sobre o sal, então monopólio do estado, iniciando, desta forma, outra série de protestos que levaram àproclamação da independência daquele país.
A maioria dos depósitos subterrâneos de sal gema, em camadas e domos, foi descoberta durante a pesquisa de hidrocarbonetos, em virtude de ocorrerem em bacias sedimentares, ou seja, em ambientes de mesma idade geológica. Com a utilização dos métodos de pesquisa geofísica sofisticados, como a sísmica 3D, é possível identificar ocorrências de sal em grandeprofundidade, sem que necessite sua comprovação por meio da perfuração. É creditada à Petrobrás a descoberta dessas ocorrências salinas no país.

2 HALITA
Halita, cuja composição química é NaCl é o nome mineralógico para o sal, que pode ser analisada por difração de raios X; possui uma estrutura simples, além de ser também um exemplo clássico de um composto com ligação iônica.
• Grupo:...
tracking img