Primeira guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2249 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeira Guerra Mundial

Império Turco-Otomano
Império muçulmano fundado por Otomano I (1258-1324), no século XIII, que se prolonga até o século XX. De um pequeno principado na região da Anatólia (atual Turquia), os turco-otomanos estendem seus domínios pela Europa, pelo Oriente Médio e pelo norte da África. A queda do Império Turco-Otomano marca o fim da supremacia e da união dosEstados muçulmanos, iniciadas com o Império Persa. 
Os otomanos pertencem à tribo dos Ghuzz, que vêm das regiões ao norte do rio Sir Dária (que hoje corresponde ao Cazaquistão). Chegam à Ásia Menor chefiados por Ertogrul (1190-1281), que funda uma dinastia na região de Soghut, na qual o sultão é o chefe civil, militar e religioso. Em 1281, Otomano I, neto de Ertogrul, inicia a expansão turcae empresta seu nome ao Império. Otomano I e os sultões que o sucedem unem os turcos da Anatólia num Estado militarista, que trava uma guerra santa contra Bizâncio e os cristãos dos Bálcãs. Com as sucessivas conquistas territoriais, por volta de 1400, os domínios estendem-se do rio Danúbio ao Eufrates.
O responsável pelo florescimento do Império Turco-Otomano como potência mundial é MaoméII, o Conquistador (1432-1481), que anexa Constantinopla em 1453 e invade os Bálcãs. O apogeu do Império se dá a partir de 1520, com o sultanato de Solimão I, o Magnífico (1494 -1566). As áreas entre o mar Vermelho e a Criméia e do Curdistão à Bósnia-Herzegóvina passam a ser de domínio turco. O Império chega às portas de Viena, na Áustria. É grande sua influência na Europa em virtude do poder dasarmas e das alianças com países cristãos.
A partir do século XVII, o Império entra em crise e o governo otomano não consegue evitar o progressivo desmembramento. Na Europa, os Estados que integram o Império estão mais fortalecidos e dominam novas técnicas de guerra. Internamente, a retração econômica e a superpopulação causam desemprego e fome generalizados. Parasuperar a crise são implantadas reformas internas. Mas as guerras de 1768 e 1792 contra a Rússia são desastrosas para o Exército otomano. Entre 1800 e 1922, o Império fragmenta-se totalmente em razão também da corrupção administrativa e da interferência da Rússia, da França e do Reino Unido em seus negócios. Em 1882, os otomanos já haviam perdido 40% de seu domínio. Durante as Guerras Balcânicas,o Império é obrigado a ceder todas as suas colônias européias. A aliança com a Alemanha na I Guerra Mundial e a derrota que se segue resultam na perda de suas possessões na Arábia, na Síria, na África e no Iraque. Em 1918, britânicos e franceses entram na capital Constantinopla. Em 1922, o sultanato é abolido e, um ano depois, é proclamada a República da Turquia.

Bálcãs:
Designam-seGuerras Balcânicas ou Guerra dos Balcãs (português europeu) ou Bálcãs (português brasileiro) os conflitos que ocorreram na região do sudeste europeu dos Bálcãs, no início do século XX. Consistiram de duas guerras curtas, entre Sérvia, Montenegro, Grécia, Romênia, Turquia (sucessor do Império Otomano) e Bulgária pela posse dos territórios remanescentes do Império Otomano. Em 1912, Grécia, Sérvia,Bulgária e Montenegro formaram a Liga Balcânica, oficialmente para reivindicar melhor tratamento aos cristãos na Macedônia turca, mas na realidade para cercar o território turco remanescente na Europa enquanto a Turquia estava enredada em uma guerra com a Itália; iniciou-se então a Primeira Guerra dos Balcãs.
Em outubro de 1912, os exércitos da Liga, vitoriosos nas batalhas de Kumanovo,Kirk-Kilisse e Lule Burgas, capturaram esses territórios, exceto Constantinopla (hoje Istambul). Embaixadores europeus intervieram (Tratado de Londres (1913)) para redesenhar o mapa dos Bálcãs com vantagem para a Bulgária e em detrimento da Sérvia. Um mês depois, o governo de Sófia lançou um ataque preventivo contra os sérvios e gregos, que cobiçavam as conquistas búlgaras. Embora vitoriosos contra os...
tracking img