Hades, o deus grego do mundo subterrâneo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Segundo Brandão, a etimologia popular antiga traduzia o vocábulo Hades como “invisível, tenebroso”. Atualmente prefere-se aproxima-lo da palavra grega aianés, que significaria “terrível, cruel, violento”. Por medo de sua ira os gregos raramente proferiam seu nome, preferindo o uso de eufemismos como Plutão, o Rico, uma referência ao grande número de hospedes que ele abrigava e as riquezasprovenientes do subsolo.
O nome Hades se refere não somente ao deus do mundo subterrâneo, como também ao próprio mundo subterrâneo. É assim que no filme Alexandre (Oliver Stone, EUA, 2004) o personagem Clito profere a seguinte frase: “Rapazes, saciem-se esta noite porque amanhã jantaremos no Hades.”
Hades era filho dos titãs Cronos e Réia e irmão de Zeus e Poseidon. Zeus, o filho mais novo, teria sidosalvo por sua mãe de ter o mesmo destino de seus irmãos. Com medo de um oráculo que havia previsto que um de seus filhos lhe destronaria, Cronos tinha o costume de engolir os filhos tão logo eles eram concebidos. Salvo pela mãe do mesmo destino, Zeus fez o pai regurgitar os irmãos e iniciou a Titanomaquia, a grande batalha entre os titãs e os deuses olímpicos, que é narrada por Hesíodo em ATeogonia. Após a vitória de Zeus e seus irmãos, os titãs foram confinados para sempre no tártaro e os domínios do universo foram divididos entre Zeus, Poseidon e Hades. A Zeus coube o céu, a Poseidon as águas e a Hades o subterrâneo. A terra pertence igualmente a todos.
Sentado em seu trono, Hades dificilmente se aventurava fora do subterrâneo. Conhecemos apenas duas ocasiões em que o deus teria sepasseado pelo céu ou pela terra. A ida de Hades ao Olimpo se deveu a visita que Héracles fez ao submundo, com o intuito de realizar o ultimo dos seus doze trabalhos, conforme nos narra Brandão:

(Hades) lutou ainda contra Héracles, que desceu aos Infernos, para capturar o cão Cérbero. Foi no decurso deste combate que o herói o feriu no ombro direito com uma flechada. Tão grande era a dor, que oSenhor dos mortos teve que subir ao Olimpo e solicitar os bons serviços de (...) Apolo, o deus curandeiro, que lhe aplicou sobre o ferimento um bálsamo maravilhoso.(Brandão, 1991, 311)

Mas a história mitológica mais famosa envolvendo o poderoso deus Hades é, sem dúvida, o rapto de sua esposa Perséfone. Segundo o mito, Hades – já bastante solitário em seu reino – foi atingido por um flecha doCupido e se apaixonou por sua sobrinha Perséfone (também chamada de Core ou Proserpina), filha da deusa Deméter. Assim Hades foi ao Olimpo novamente para pedir permissão para seu irmão para se casar com Perséfone, Zeus atendeu ao pedido, sem consultar nem a Perséfone nem a sua mãe. Hades então emergiu das profundezas, enquanto Perséfone brincava com suas amigas ninfas, e a raptou.
Sua mãe, que é adeusa da agricultura, ficou inconsolável e passou a deixar de fazer seu trabalho. Vendo as terras se tornarem estéreis, Zeus decidiu intervir. Mandou Hermes acompanhar Deméter até o subterrâneo para ajuda-la a reivindicar sua filha de volta. No entanto, como Perséfone havia ingerido uma romã dos Campos Elíseos, ela estava eternamente ligada ao mundo subterrâneo e de lá não poderia mais sairdefinitivamente. Então foi feito um acordo, Perséfone passaria metade do ano com seu marido e metade do ano ao lado de sua mãe na terra.
A relação com Perséfone não foi a única que Hades teve, mas com certeza foi a mais forte e duradoura. Perséfone teve duas filhas desse relacionamento: Macária e Diaras (ambas habitavam os Campos Elíseos) e se tornou para sempre a rainha do submundo.
Já falamos doTártaro e dos Campos Elíseos, mas já está na hora de darmos uma descrição mais detalhada da morada de Hades. Na mitologia grega o destino de todos os homens após a morte era o mundo subterrâneo, independente de serem eles bons ou ruins.
Tão logo o morto fosse enterrado, sua sombra era guiada pelo deus Hermes para o mundo inferior. Não possuímos uma descrição detalhada do Hades, mas sabemos que ele...
tracking img