Haccp coca cola light

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Qualidade e Segurança Alimentares

Plano HACCP Bebida de Cola de baixas calorias



Plano HACCP - Bebida de cola de baixas calorias Índice
Descrição do produto ........................................................................................... pág. 3
Descrição do processo.......................................................................................................pág. 4Determinação de matérias-primas/materiais auxiliares críticos Linha de engarrafamento ..................................................................................................pág. 5 Análise de perigos e pontos críticos de controle Linha de Envase..................................................................................................................pág. 8 Processo de apoio,limpeza e sanitização determinação de matérias-primas/material auxiliar critico........................................ pág. 16 Análise de perigos e pontos críticos de controle processo de apoio, limpeza e sanitização...........................................................................pág. 17 Plano de monitorização dos pontos críticos decontrole....................................................pág. 24 Plano de verificação dos pontos críticos de controle.........................................................pág. 27

2 Qualidade e Segurança Alimentares – Licenciatura em Ciências da Engenharia

Plano HACCP - Bebida de cola de baixas calorias
DESCRIÇÃO DO PRODUTO:
Refrigerante de Cola de Baixas Calorias

Embalagem:  Garrafa de vidro  Volume ou peso líquido: 200 mL.  EstruturaFísico-Química: pH = 3,1, brix = 0,28 º brix e carbonatação = 3,80 +/0,25 volumes de CO2 Ingredientes declarados no rótulo: Água, dióxido de carbono, corante caramelo E-150d, edulcorantes E-338 e E-330 e aromatizantes (incluindo cafeína) Contém uma fonte de fenilalanina.
EMBALAGENS:  Primárias: garrafas de vidro com rótulo decorado em ACL (applied ceramic lithography), codificadas durante oprocesso através da impressora de tinta de jacto, e rolhas metálicas envernizadas contendo dados da unidade;  Secundárias: caixas plásticas;  Terciárias: paletes de madeira. ORIENTAÇÕES DE CONSERVAÇÃO E TRANSPORTE :



 

Condições de stock: conservar ao abrigo da luz solar, num local limpo, seco, a uma temperatura máxima de 25ºC, com uma distância mínima de 50 cm da parede, livre dequalquer incidência de pragas, com empilhamento mínimo de 3 alturas de paletes e em área com acesso restrito. Condições de transporte até o stock da fábrica: transportar os produtos sobre paletes de madeira, em empilhadoras. Distribuição: camiões fechados, limpos, com um espaço entre o teto e o produto, para evitar o aumento de temperatura na carga. No caso de camiões com lonas, utilizar lonas claras,colocar paletes para manter uma área ventilada entre a lona e os produtos. Prazo de validade antes de abrir: 3 meses.

INFORMAÇÕES SOBRE O CLIENTE OU CONSUMIDOR: Descrição do tipo de cliente ou público-alvo: público em geral, incluindo diabéticos e interessados em redução calórica, excepto fenilcetonúricos.

3 Qualidade e Segurança Alimentares – Licenciatura em Ciências da Engenharia

PlanoHACCP - Bebida de cola de baixas calorias

Etapa
Retirar palhinhas

Descrição
Antes de se realizar qualquer inspecção ou lavagem, são retiradas as palhinhas de plástico que muitas vezes ainda se encontram dentro das garrafas. As garrafas de vidro como são vindas do mercado, ou seja, reutilizáveis, podem apresentar sujidades, corpos estranhos e óleos. Verificação visual realizada porqualificados. Cada garrafa é lavada com soda cáustica e aditivos. Depois de lavadas, verificação se já não apresentam nenhuma sujidade. Verificação visual realizada por qualificados. Já totalmente lavadas, as garrafas poderão apresentar danos físicos não visíveis nas inspecções anteriores. Nesta etapa são retiradas da linha de produção todas aquelas que não apresentem as condições necessárias....
tracking img