Gustav Theodor Fechner e a Psicologia
Fechner nasceu numa aldeia do sudeste da Alemanha onde seu pai era o ministro, foi um pensador de interesses intelectuais notavelmente diversos no decorrer deuma ativa carreira de mais de setenta anos. Foi fisiologista por sete anos, físico durante quinze, psicofísico por catorze, esteticista experimental durante onze, filósofo por quarenta — Dentre essesempreendimentos, a obra de psicofísica foi a que lhe conferiu maior fama, embora ele não quisesse ser lembrado pela posteridade como tal.


Para Fechner, o físico e o psíquico não seriam realidadesopostas, mas aspectos de uma mesma realidade essencial.

Fechner foi um dos pioneiros da Psicologia Experimental e da própria Psicologia. Procurando demonstrar que o psíquico e o físico são doisaspectos diferentes da mesma realidade, formulou, em seus elementos de psicofísica, estabelecendo a relação entre a quantidade de excitação e a intensidade da sensação. Fechner foi um dos pioneiros dapsicologia experimental e da própria psicologia sendo a data de publicação do seu "Elementos de psicofísica" uma das propostas para o início da psicologia enquanto ciência (disputa essa atribuição comWundt e a construção do seu laboratório de psicologia).
Fechner caiu numa depressão que duraram vários anos. Tinha dificuldades para dormir, não conseguia digerir alimentos (no entanto, não tinhafome, e o seu corpo estava quase em estado de inanição). A doença de Fechner pode ter tido natureza neurótica, hipótese sustentada pela maneira estranha como depois conseguiu a cura. Sua recuperaçãocomeçou quando uma amiga sonhou que fizera para ele um prato condimentado à base de presuntos crus, com molho de vinho do Reno e suco de limão.

Sua melhora, no entanto, durou pouco. Cerca de seismeses depois, os sintomas pioraram a ponto de ele temer pela própria sanidade, ocupou-se em tarefas mecânicas e rotineiras como forma de terapia ocupacional.
Ainda deitado em sua cama nessa manhã,... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). Gustav theodor fechner e a psicologia. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Gustav-Theodor-Fechner-e-a-Psicologia/226009.html

MLA

"Gustav theodor fechner e a psicologia" TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Gustav-Theodor-Fechner-e-a-Psicologia/226009.html>.

MLA 7

"Gustav theodor fechner e a psicologia." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Gustav-Theodor-Fechner-e-a-Psicologia/226009.html>.

CHICAGO

"Gustav theodor fechner e a psicologia." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Gustav-Theodor-Fechner-e-a-Psicologia/226009.html.