Gustav theodor fechner

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gustav Theodor Fechner (1801-1887)
Este BLOG foi criado no âmbito de um trabalho de grupo, aqui encontrarão referências biográficas de Gustav Theodor Fechner, bem como dados sobre as suas experiências
Sábado, 18 de Junho de 2011
Gustav Theodor Fechner

Publicada por Grupo de Trabalho à(s) 00:00 Sem comentários:
Enviar a mensagem por e-mailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar noFacebook
Sexta-feira, 17 de Junho de 2011
Gustav Theodor Fechner (1801-1887)
Resumo
Poeta, fisiologista, físico, psicofísico, as suas principais obras são “Zend Avesta: oder über die Dinge und dês Himmels Jenseits dês” (1851) e Elemente der Psychophysik (1860). Gustav Theodor Fechner é considerado um dos grandes intervenientes na construção da história da Psicologia. O seu principalcontributo ao mundo da Psicologia foi a Psicofísica que deu origem à Psicologia Experimental.

Palavras Chave: Lei de Fechner, Psicofisica, Estimulo/Sensação

Introdução
No âmbito da disciplina de Fundamentos da Psicologia, leccionada pela Professora Doutora Liliana Araújo, o presente relatório explora a biografia – o homem, a obra e os contributos - de Gustav Theodor Fechner.
Neste trabalho,pretende-se demonstrar através das observações, experiências e investigações realizadas a sua contribuição para o nascimento da Psicologia como Ciência.
Nasceu e cresceu no contexto do mundo rural do sudoeste Alemão do início do século XIX, sendo fortemente influenciado pela exactidão científica como pelo humanismo.
Toda a sua actividade profissional foi na Universidade de Leipzig onde desenvolveuvárias áreas de conhecimento, desde do campo da fisiologia, da medicina, da física, da psicofísica, da estética experimental até à filosofia. Todavia, aquela em que se destacou foi precisamente a Psicofísica, após ter descoberto, através da sua fórmula fundamental, a relação quantitativa entre mente e corpo. Desenvolveu os conceitos do limiar absoluto e do limiar diferencial, essenciais para oprogresso da Psicofísica.
Morreu em 1887, deixando um enorme legado para edificação da Psicologia como ciência, influênciando as investigações até aos dias de hoje nos diversos dominios da mesma, nomeadamente da Psicologia Exprimental.
Publicada por Grupo de Trabalho à(s) 15:40 Sem comentários:
Enviar a mensagem por e-mailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no Facebook
1. O HomemGustav Theodor Fechner, nasceu em 1801 em Gross Särchen- baixa Lusatia, filho de um pastor Luterano e com apenas 5 anos mostra o seu brilhantismo aprendendo Latim. A 22 de Outubro de 1850 surgem-lhe as primeiras ideias acerca da medição estimulo-sensação, e com base nos estudos de Weber, formula a Lei de Fechner, funda a Psicofísica e torna- se um marco no surgimento da Psicologia como ciência.Logo desde muito cedo entra em desacordo com a abordagem científica da época, criou um conceito ao qual chamou “visão diurna” onde o universo era observado do ponto de vista da consciência e que se opunha à ideia de “visão noturna” onde tudo era considerado matéria inerte. .
A sua primeira educação foi em Sorau. Em 1817 ingressou na Universidade de Leipzig onde estudou na Medizinisch-ChirurgischeAkademie recebendo em 1822 o seu diploma de médico, porém decide não exercer. Paralelamente, criou uma personagem alternativa sob pseudónimo de Dr. Mises, e publica entre 1821 e 1876 varias obras satíricas e peças humorísticas, através das quais satirizava as tendências da ciência, da medicina e da sociedade materialista da época. Estes textos evidenciam um lado diferente mas essencial da suapersonalidade. .
Embora formado em ciências biológicas, o seu foco de interesse direcciona-se para a matemática e a física, elaborando pesquisas com importantes contribuições no desenvolvimento da electricidade, área totalmente desconhecida nesta altura.
Casa-se em 1833 e em 1834, devido ao seu trabalho já desenvolvido, é nomeado professor de Física na Universidade de Leipzig, onde é considerado...
tracking img