Guindaste eletroima

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
São José dos Campos - Dutra

Integrantes:
Nome: Carlos César F. S. Abreu RA:A766JH-0
Nome: Bruno Serra de Moraes RA:335910-7
Nome: Camila Domingues de Andrade RA:A63AFC-8
Nome: Lucas Collen RA:B035BJ-7
Nome: JessycaFalchi RA:A9739J-8
Nome: Luiz Paulo da Silva Junior RA: A114BE-0

APS – Atividades Praticas Supervisionadas
Competição:Guindaste de Eletroímã

Trabalho apresentado como aproveitamento na disciplina de Conceitos de Fisica ministrada pelo professores Junior, Valéria e Kenya do Curso de Engenharia da Universidade Paulista – UNIP, São José dos Campos.

UNIVERSIDADE PAULISTA
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2012

Sumário:Objetivo...................................................................................................................2
Introdução..............................................................................................................2
O Projeto: Guindaste de Eletroímã......................................................................3
Materiais Utilizados (Guindaste):........................................................................3
Materiais Utilizados(Eletroima):.........................................................................4
Construção do guindaste.......................................................................................4
Conclusão...............................................................................................................5
ReferênciasBibliográficas....................................................................................6
Anexo 1 : Competição...........................................................................................7

Objetivo:
O desafio guindaste com eletroímã tem como finalidade proporcionar a iniciação do aluno na aplicação de conceitos de física, cálculo em projetos de engenharia, assim como proporcionar a integração e o desenvolvimento de trabalho em equipe. Neste desafio, umguindaste deverá ser projetado com alavanca e acoplado um eletroímã. Vencerá a competição o guindaste que atrair a maior massa do material proposto

Introdução:
Magnetismo é o ramo da Física que estuda os materiais magnéticos, ou seja, que estuda materiais capazes de atrair ou repelir outros.
O magnetismo está intimamente ligado ao movimento dos elétrons nos átomos, pois uma carga em movimentogera um campo magnético. A maneira para determinar se um material é magnético ou não é colocá-lo sobre a influência de um campo magnético (campo criado pelo movimento de cargas elétricas). Se aparecerem forças ou torques, se trata de uma substância magnética. Isso é verdadeiro para todas as substâncias, mas em algumas o efeito é bem mais evidenciado, e essas são chamadas de magnéticas.
odo ímã temdois pontos opostos que atraem prontamente pedaços de ferro.
Esses pontos são chamados de pólos do ímã: o pólo norte e o pólo sul. Exatamente da mesma forma que cargas elétricas iguais se repelem mutuamente e cargas opostas se atraem, os pólos magnéticos iguais se repelem mutuamente, e os pólos opostos se atraem.
Evidenetemente, um ímã atrai um pedacinho de ferro graças a alguma força queexiste em torno do ímã. Esta força é chamada de campo magnético. Embora invisível a olho nu, essa força pode ser evidenciada espalhando-se limalha de ferro sobre uma placa de vidro ou sobre uma folha de papel colocada sobre um ímã em barra.

campo delineado por linhas de ferro
Se tocamros de leve e repetidamente a placa ou a folha de papel, os grãozinhos da limalha se distribuirão numa configuraçãodefinida que descreve o campo de força em torno do ímã. O campo parece ser formado por linhas de força que saem do pólo norte do ímã, percorrem o ar em torno dele e entram no ímã pelo pólo sul, formando um percurso fechado de força. Quanto mais forte o ímã, maior o número de linhas de força e maior a área abrangida pelo campo.
A fim de se visualizar o campo magnético sem o auxílio da limalha...
tracking img