Guiana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Guiana
A Guiana é um país localizado no norte da América do Sul, entre a Venezuela, o Brasil, o Suriname e o oceano Atlântico. A zona mais habitada é a faixa litorânea constituída por um terreno plano, pantanoso e, em grande parte, posicionado abaixo do nível do mar, para evitar inundações, foi construído um complexo sistema de diques e canais. O interior do país é ocupado pela densa florestaamazônica.

História


[pic](O Parlamento de Georgetown.)
O território foi colonizado no século XVII por neerlandeses da Companhia das Índias Ocidentais, tornando-se colônia britânica em 1831. Com a vitória eleitoral do Partido Progressista do Povo em 1953, 1957 e 1961, teve início o processo de independência do Reino Unido em 1966. O país, no entanto, permaneceu como membro da ComunidadeBritânica. Em 1970, tornou-se república.A vida política é dominada pelos seguintes partidos: o Partido Progressista do Povo (PPP), que defende os interesses da maioria indiana; e o Congresso Nacional do Povo (CNP). A curta história do país caracterizou-se por tensões étnicas, corrupção e ineficácia governamental. A fragilidade institucional levou a um rígido plano de austeridade nos anos 1990.Em 2001,Bharrat Jagdeo, do PPP, foi eleito presidente. O opositor, Desmond Hoyte, do CNP, faleceu no ano seguinte, aos 73 anos.

Geografia

O território da Guiana é formado por uma faixa costeira pantanosa, por um planalto central no interior e por uma região montanhosa situada na fronteira com a Venezuela e com o Brasil. A oeste situa-se o principal sistema montanhoso - a serra da Pacaraima -, queculmina no Monte Roraima. No sul, com altitudes menores, ergue-se a serra Acarai, chamada pelos indígenas de Guayanas, que significa "terra de águas". De fato, vários rios cortam o território guianense, os principais sendo o Essequibo, o Demerara, o Berbice e o Corentyne, na fronteira com o Suriname. Muitos se prestam à navegação de embarcações de grande calado.O clima é semelhante ao equatorial: atemperatura média é alta, as variações térmicas são pequenas e as chuvas abundantes, em particular na costa. Além da flora da selva, existem manguezais no litoral e pastagens de savana nas zonas de maior altitude. A situação da população, majoritariamente formada de índios, negros e mestiços, têm índices de bem-estar social muito baixo.

Demografia

A população descende em boa parte (51%) deimigrantes da Índia. Há também descendentes de africanos, mestiços e ameríndios. O país registra a expectativa de vida mais baixa entre os países da América do Sul. As maiores cidades localizam-se no litoral, próximas à capital Georgetown.Densidade demográfica: 3,5 habitantes por quilômetro quadrado População urbana: 28% Crescimento Demográfico: 0,24% ao ano Fecundidade: 2,13 filhos por mulherExpectativa de vida (M/F): 62/68,2 anos Mortalidade Infantil: 44 mortos por mil nascidos vivos Analfabetismo: 1%

Religião

Mais da metade da população da Guiana, 51%, é cristã. Os protestantes representam 22% da população, os católicos 11% e os anglicanos 9%. Há notável adoção do hinduísmo, uma vez que 33% da população professa esta fé. A explicação a este fato é que grande parte dos guianensessão descendentes de indianos. Os islâmicos respondem por 8% da população do país.

Política

em 2001, Bharrat Jagdeo, do PPP, foi eleito presidente.

Economia

A economia da Guiana ainda é muito dependente do setor primário, que responde, sozinho, por mais de 30% do PIB do país. As principais atividades são a mineração, a exploração madeireira, a agricultura, a criação de gado e, em menorescala, a pesca. O item agrícola de maior importância é a cana-de-açúcar, seguida de arroz, mandioca e frutas. Na mineração, o destaque é a bauxita. A indústria ainda é bastante precária. De maneira geral, a Guiana encontra-se tecnologicamente atrasada em todos os setores de sua economia e depende de capital estrangeiro para se desenvolver.Com a construção da ponte sobre o Rio Tacutu, inaugurada...
tracking img