Guia projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação

Este guia apresenta um roteiro para elaboração de projetos de pesquisa fundamentado em revisão bibliográfica feita com base em várias obras de metodologia, na qual se identificou a existência de diferentes modelos de projetos. A partir dessa constatação, estabeleceu-se uma seqüência de etapas de um projeto de pesquisa resultante do consenso da maioria dos autores consultados.Assim, este guia apresenta os passos básicos de um projeto de pesquisa descrevendo sinteticamente o que consta em cada um deles.

Os passos básicos para a elaboração desses projetos são: título, justificativa, problema, formulação de hipóteses, objetivos, revisão da literatura, metodologia, cronograma, resultados esperados, orçamento e referências, que serão apresentados a seguir.

Estrutura deum projeto de pesquisa

1. TEMA E TÍTULO DO PROJETO
2. JUSTIFICATIVA
3. PROBLEMA
4. FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES
5. OBJETIVOS
5.1. Gerais
5.2. Específicos
6. REVISÃO DA LITERATURA
7. METODOLOGIA
8. RESULTADOS ESPERADOS
9. CRONOGRAMA
10. ORÇAMENTO
11. REFERÊNCIAS
12. APÊNDICES
13. ANEXOS

1. TEMA E TÍTULO DO PROJETO
O tema parte preferencialmente da realidade circundante dopesquisador, como, por exemplo, de seu contexto social, profissional ou cultural. O título parte do tema e é o “cartão de apresentação” do projeto de pesquisa. Ele expressa a delimitação e a abrangência temporal e espacial do que se pretende pesquisar.

2. JUSTIFICATIVA
A justificativa constitui uma parte fundamental do projeto de pesquisa. É nessa etapa que você convence o leitor (professor, examinadore demais interessados no assunto) de que seu projeto deve ser feito. Para tanto, ela deve abordar os seguintes elementos: a delimitação, a relevância e a viabilidade.
a) Delimitação
Como é impossível abranger em uma única pesquisa todo o conhecimento de uma área, deve-se fazer recortes a fim de focalizar o tema, ou seja, selecionar uma parte num todo. Delimitar, pois, é pôr limites.
O quedelimitar?
- Área específica do conhecimento;
- Espaço geográfico de abrangência da pesquisa;
- Período focalizado na pesquisa.
b) Relevância
Deve ser evidenciada a contribuição do projeto para o conhecimento e para a sociedade, ou seja, em que sentido a execução de tal projeto irá subsidiar o conhecimento científico já existente e a sociedade de maneira geral ou específica.
c) Viabilidade
Ajustificativa deve demonstrar a viabilidade financeira, material (equipamentos) e temporal, ou seja, o pesquisador mostra a possibilidade de o projeto ser executado com os recursos disponíveis.

3. PROBLEMA
Sem problema não há pesquisa, mas, para formular um problema de pesquisa, urge fazer algumas considerações pertinentes no sentido de evitar equívocos. Em primeiro lugar é preciso fazer umadistinção entre o problema de pesquisa e os problemas do acadêmico. O desconhecimento, a desinformação, a dúvida do pesquisador em relação a um assunto e/ou tema não constitui um problema de pesquisa. Essas lacunas podem ser resolvidas com uma leitura seletiva e aprofundada, dispensando, portanto, um projeto de pesquisa. Em segundo lugar, não confundir tema com problema. O tema é o assunto geral que éabordado na pesquisa e tem caráter amplo. O problema focaliza o que vai ser investigado dentro do tema da pesquisa.

PROBLEMA É UMA INTERROGAÇÃO QUE O PESQUISADOR FAZ À REALIDADE.
Tema não é problema!
Problemática não é problema!

Além disso, é necessário também esclarecer o que é uma problemática e um problema. Segundo Oliveira (2001, p. 107),

uma problemática pode ser considerada comoa colocação dos problemas que se pretende resolver dentro de um certo campo teórico e prático. Um mesmo tema (ou assunto) pode ser enquadrado em problemáticas diferentes.

O problema não surge do nada, mas é fruto de leitura e/ou observação do que se deseja pesquisar. Nesse sentido, o aluno deve fazer leituras de obras que tratem do tema no qual está situada a pesquisa, bem como observar –...
tracking img