Portifolio economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................4
2.1 De que forma a política monetária afeta os resultados econômicos de um país (PIB) e a distribuição de renda?...................................................................................4
2.2 Como a Inflação Brasileira pode afetarsua distribuição de renda?....................5
2.3 Analisando o Brasil desde 1964 até hoje, na questão dos planos econômicos, podemos afirmar que o Plano Real atualmente permite uma maior distribuição de renda ou o modelo ainda segue as Teorias Clássicas de crescendo a economia a distribuição acontece automaticamente?..................................................... ...............7
2.4A Política Econômica Brasileira atuaL utilizaDA frente a crise mundial atual (2008 a 2010), pode ser comparada as teorias Keynesianas, e quais seus efeitos na inflação e distribuição de renda?.................................................................................8
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................10REFERÊNCIAS..........................................................................................................11
INTRODUÇÃO

A Política Monetária age sobre o controle do montante de dinheiro em circulação, visando defender o poder de compra da moeda. Tal prática pode ser expansionista ou restritiva, sendo:
• Política Monetária Restritiva: a quantidade de dinheiro em circulaçãoé diminuída, ou mantida estável, com o objetivo de desaquecer a economia e evitar o aumento dos preços.
• Política Monetária Expansionista: a quantidade de dinheiro em circulação é aumentada, com o objetivo de aquecer a demanda e incentivar o crescimento econômico. Cabe ressaltar que a política monetária expansionista visa criar condições para o crescimento econômico, porém não o determina.No ano de 1994, o “Plano Real” propôs um projeto de reestruturação da economia nacional baseado em uma nova moeda que levava o mesmo nome do plano. A partir de então, os níveis inflacionários de nossa economia, excetuado alguns momentos de crise momentânea, passaram a alcançar níveis suportáveis ao desenvolvimento e o custo de vida de uma considerável parcela dos trabalhadores. Desde então, aeconomia nacional deu sinais de amadurecimento, a inflação se transformou em uma fera domável e o Brasil hoje busca a condição de “nação emergente”.

Desenvolvimento

2.1 De que forma a política monetária afeta os resultados econômicos de um país (PIB) e a distribuição de renda?

A política monetária tem como objetivo controlar a oferta de moeda na economia de um determinado país eaqui falamos do Brasil. Esse trabalho de determinar a quantidade de moeda, ou seja, dinheiro na economia é função do Conselho Monetário Nacional (CMN), com participação do Banco Central do Brasil (BACEN). Ao determinar a quantidade de dinheiro, tem-se a formação da taxa de juros, ou seja, a taxa de juros pode ser simplificadamente interpretada como sendo o preço do dinheiro.

Para que possamosentender bem o assunto quando a política monetária, ao controlar os meios de pagamento, está visando estabilizar o nível de preços geral na economia. Por exemplo: os governos que necessitam diminuir a taxa de inflação reduzem a oferta monetária e aumentam a taxa de juros. Esse mecanismo controla o nível de preços. Mas, se as taxas de juros permanecerem elevadas por um período longo, a economia podedeixar de elevar o crescimento econômico.

Podemos concluir que a política econômica afeta diretamente os resultados econômicos de um país bem como, sua distribuição de renda, visto que, ao interferir na política de preços ou juros pode ter investimentos estrangeiros interessados ou não, se houver gera empregos e distribui renda per capta, aumenta a produção e arrecadação de impostos.

O...
tracking img