Guia do professor -limites

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objeto de Aprendizagem Limites.

Criação: Luis Juventino de Costa Cruz
Orientação: Evânio Ramos Nicoleit




GUIA DO PROFESSOR


Introdução

Em matemática, o conceito de limite é usado para descrever o comportamento de uma função à medida que o seu argumento se aproxima de um determinado valor. Os limites são usados no cálculo diferencial e em outros ramos da análisematemática para definir derivadas e a continuidade de funções.
O conceito citado anteriormente está presente em diversas áreas do conhecimento desde a graduação em matemática até o trabalho de um engenheiro, passando inclusive pela informática. Até mesmo em pequenas atividades do dia-a-dia alguns destes conceitos estão inseridos sem que as pessoas se dêem conta de tal fato.
Sendo assimo presente objeto de aprendizagem procura apresentar, de uma maneira agradável e suave, ao educando uma aula interativa onde o conteúdo é apresentado sequencialmente de modo a explicar e exemplificar conceitos e aplicações sobre a matéria de limites. Nesse contexto para auxiliar nas explicações e dar ao educando a idéia de uma sala de aula, foi utilizado a figura do Aflito, um professor ao qualem cada parte da aula comenta os principais pontos do conteúdo e tenta com isso chamar mais a atenção do aluno mantendo assim uma relação maior de interatividade. Também são utilizadas animações e interações do objeto com o aprendiz de forma que ele mesmo possa construir o conhecimento com suas próprias experiências.




Objetivo

Proporcionar ao estudante condições de identificar,desenvolver e resolver problemas de funções e principalmente limites utilizando os conhecimentos científicos matemáticos constantes nas unidades de estudos.




Pré-requisitos


Para compreensão dos conceitos abordados neste objeto o aluno deve conhecer as operações básicas da matemática, funções e ainda compreender a idéia de potenciação, radiciação, logaritmo e trigonometria.Tempo previsto


O professor deve disponibilizar o tempo de aprendizado de maneira a analisar os resultados obtidos em casa passo do andamento do conteúdo. Sendo que não cabe a ele se limitar com os exemplos apresentados aqui, mas sim se aprofundar em cada tópico do conteúdo e analisar possíveis dúvidas, individuais ou coletivas, que surgirem ao longo do curso.




Outrosrecursos


Como o objeto de aprendizagem é um auxiliar para a aula presencial, é necessário que o professor tenha em mãos os materiais de aula convencionais (lousa, pincel, livro, etc.). Também é interessante que o professor prepare outros exemplos baseados nas interações que o objeto apresenta.




Requisitos técnicos


O computador deve ter instalado um navegador dainternet, preferencialmente o Mozilla Firafox 5.0 ou superior, o plugin Java 6.0 ou superior para as interações e o plugin flash 8.0 ou superior para as animações.




Atividades do Objeto de Aprendizagem



|Página Inicial |[pic] |


O professor pode orientar osalunos sobre o que será apresentado, o que significa cada tema abordado, como estas informações podem auxiliar o aluno na solução de problemas do cotidiano ou ajuda-los no futuro acadêmico.
Também é possível que o professor faça uma revisão do conteúdo pré-requisitado (como funções em geral) e que reforce estes conceitos para o melhor aproveitamento do aluno e para que ele não perca ointeresse no objeto quando se deparar com tais informações.










|Apresentação |[pic] |


Neste momento o professor pode humanizar o objeto de aprendizagem apresentando o professor Aflito (personagem virtual) contando uma estória sobre ele, sobre sua...
tracking img