Guiadoprofessor

4305 palavras 18 páginas
2

Educação Sexual- Guia do Professor

Educação Sexual- Guia do Professor

Para trabalhar a educação sexual na escola, é importante que toda a equipe pedagógica esteja em sintonia e que o Projeto Político Pedagógico esteja bem formulado e embasado em uma proposta inovadora e dialógica de educação.
A Educação Sexual está prevista nos
Parâmetros Curriculares Nacionais. Cabe à escola adequá-la ao currículo e dividir com os pais as expectativas e os objetivos a serem construídos pela filosofia da escola.
O trabalho com a educação sexual é uma parceria com a família, que deve ser informada e (por que não?) educada para entender a sexualidade como um impulso presente em todos os estágios do desenvolvimento humano.
O professor, para se tornar um educador sexual, deve trabalhar interiormente as questões sexuais, livrando-se de preconceitos, superando os tabus e informando-se sempre, para ser um bom orientador e formador de valores.
Neste livreto, você encontrará algumas orientações básicas sobre o trabalho de orientação sexual além de diretrizes práticas e funcionais para a ação em sala de aula.
Bom trabalho neste ano letivo e mãos à obra!

3

Educação Sexual- Guia do Professor

De

acordo

com

a

Organização Mundial de
Saúde, a sexualidade é uma energia que

influencia

pensamentos, sentimentos,

Sexualidade Infantil
A sexualidade é uma energia, uma força vital, um impulso que pode encontrar várias formas

ações e interações e, por

de expressão. Ela está presente desde antes do

isso, influencia também a

nascimento, na formação dos órgão genitais, e

nossa

está em todas as experiências emocionais e

mental.

saúde

física

e

construções afetivas do ser humano. A sexualidade se apresenta de diferentes formas, transformando-se ao longo dos anos. Não está conectada somente aos órgãos genitais nem tampouco à relação sexual, mas compreende uma série de processos psicológicos e físicos de sensações, sentimentos, trocas afetivas, necessidade de carinho e contato e

Relacionados

  • cognitivo
    1246 palavras | 5 páginas