Gui O Da Entrevist1

603 palavras 3 páginas
Guião da Entrevista

Esta entrevista é realizada no âmbito da unidade curricular de Laboratório de Métodos do Mestrado de Sociologia, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. A entrevista tem como objetivo a compreensão do papel da mulher em casos de violência doméstica conjugal entre parceiros do mesmo sexo e do sexo oposto.
Agradeço a sua disponibilidade em participar, assim como o tempo que irá disponibilizar (cerca de 30- 45 minutos).

Autorização dos dados da Entrevista
Entrevistadora: ________________________________
Data:______________
Entrevistado/a:
Rubrica:_____________________________
Data: ____________
Breve caracterização do entrevistando
Nome/ Entidade

Sexo

Idade

Escolaridade

Questões da Entrevista:
1. A investigação sobre a problemática da violência doméstica conjugal de casais heterossexuais têm sido vastos, no entanto o mesmo não ocorre quando nos reportamos a casos de violência doméstica de casais homossexuais. Isso reflete-se pelo facto dos casais homossexuais representarem uma minoria da sociedade, ou existem outros fatores subjacentes?

2. Estudos realizados concluem que a incidência de violência conjugal é semelhante tanto em casais de sexo diferente como do mesmo sexo. Concorda, e porquê?

3. Em 2007, na sequência da revisão do Código Penal, o crime de violência doméstica passou a abranger pessoas do outro ou do mesmo sexo com quem se mantenha ou tenha mantido uma relação análoga à dos cônjuges, ainda que sem coabitação. Esta revisão teve impacto na comunidade LGBT, ou ainda existe o medo de revitimação e a falta de confiança nas autoridades?

4. Nos casos de violência doméstica conjugal de casais do mesmo sexo, é possível estabelecer uma imagem heteronormativa do homem como agressor e a mulher como vitima? E porquê?

5. Que esforços têm sido efetuados quer por parte das organizações, quer por parte do Estado para o combate e prevenção de violência domestica em casais do mesmo sexo?

6. No caso da violência

Relacionados