Guerra fria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Durante a guerra fria, em diversos países da América, foram implantadas ditaduras por meio de golpes de Estado. Apoiados pelo governo dos Estados Unidos, os ditadores justificavam os golpes de Estadocomo necessários para evitar que os comunistas chegassem ao poder.
Essas ditaduras perseguiram seus  opositores, fossem eles comunistas ou não. Mesmo aqueles que não fizeram oposição declaradasofreram os problemas criados pelas ditaduras.
Na segunda metade do século XX, a maior parte dos países da América do Sule alguns países da América Central tiveram governos autoritários, exercidos porgrupos que chegaram ao poder por meio de golpes de Estado. Em vários casos, os golpes de Estado foram planejados por políticos liberais para derrubar governos populistas e nacionalistas.
A queda deAllende
Em 1970, Salvador Allende foi eleito presidente do Chile e implantou um governo que ele próprio chamava de socialista. Esse governo fez a reforma agrária, promoveu programas de melhoria da saúdepública e estatizou diversas empresas norte-americanas estabelecidas no país.
Em setembro de 1973, o governo Allende foi deposto por um golpe de Estado promovido por liberais civis e militares eapoiado pelos governos dosEstados Unidos e do Brasil, que nesse momento era comandado por militares. Salvador Allende resistiu ao golpe com uma arma nas mãos, enquanto o Palácio La Moneda, sede dogoverno era bombardeado por aviões e cercado por tanques. Antes de morrer, o presidente fez seu último pronunciamento pelo rádio.
Salvador Allende
O governo chileno foi então assumido pelo general AugustoPinochet, que acabou com os partidos políticos e perseguiu seus opositores. O governo Pinochet devolveu aos antigos proprietários a maioria das empresas estatizadas por Allende. O Estádio Nacional foitransformado em campo de concentração de presos políticos, muitos dos quais foram assassinados, como o compositor Victor Jara, muito popular na época.
Em 1988, o governo Pinochet convocou um...
tracking img