Guerra fria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Guerra Fria

( Inicio da Guerra Fria

* Depois da 2ª Guerra Mundial, iniciou-se um conflito que colocava de um lado os paises aliados aos EUA e a sua política econômica: o capitalismo, e do outro lado os paises aliados a URSS e a sua política econômica: o socialismo.
Foi nesse contexto contubardo que surge a CIA, agência de inteligência norte-americana, e em contrapartida a União Soviéticareformula seu órgão do serviço secreto a NKVD, existente nos anos de 1930, na época de Stalin, que agora passa a se chamar KGB.
* Depois da 2ª Guerra Mundial, mais especificamente na Conferência de Yalta, que tinha como proposta inicial eliminar o nazismo do mundo, mas acabou por decidir a organização do mundo pós-guerra. Nessa conferência os EUA e a US definiram os padrões da nova ordem mundial.As divergências ideológicas entre esses dois países eram tantas que acabou por se formar duas grandes áreas de influência em escala planetária: o capitalismo e o socialismo. Por quase toda a metade do século XX as duas superpotências disputavam áreas de influência, criando assim uma tensão muito grande que ficou conhecida como Guerra Fria.
* Em resumo a guerra fria foi um conflito político,militar, tecnológico, econômico, social e ideológico entre as duas nações. É chamada “fria” porque não houve uma guerra direta, ou seja, bélica.
* Preocupado com o avanço do socialismo o presidente Harry Truman lançou a doutrina Truman, que serviu de orientação para mapear a política externa do país ao estabelecer que o comunismo deveria ser combatido a todo custo. O EUA assim passou a atuar em escalamundial como um pólo antissoviético, a fim de conter o bloco comunista.
* O Plano Marshall, foi um aprofundamento da Doutrina Truman, conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Européia, foi o principal plano dos EUA para a reconstrução dos países aliados da europa nos anos seguintes a 2ª Guerra Mundial.
Com a devastação provocada pela guerra, a Europa enfrentava cada vez maismanifestações de contestação aos governos constituídos. Os Estados Unidos analisaram a crise européia e, concluíram que ela punha em risco o futuro do capitalismo, o que poderia prejudicar sua própria economia, dando espaço para a expansão do comunismo.
Com isso, os norte-americanos optaram por ajudar na recuperação dos países europeus. Com esse objetivo criaram o Plano Marshall. No início os recursosforam utilizados para comprar alimentos, fertilizantes e rações. Logo depois, foram adquirindo matérias-primas, produtos semi-industrializados, combustíveis, veículos e máquinas. Aproximadamente, 70% desses bens eram de procedência norte-americana.

Principais objetivos do Plano Marshall
- Possibilitar a reconstrução material dos países capitalistas destruídos na Segunda Guerra Mundial;
-Recuperar e reorganizar a economia dos países capitalistas, aumentando o vínculo deles com os Estados Unidos, principalmente através das relações comerciais;
- Fazer frente aos avanços do socialismo presente, principalmente, no leste europeu e comandado pela extinta União Soviética.

Efeitos:
O Plano Marshall instituído pelos estadunidenses resultou em incrível crescimento econômico para ospaíses europeus envolvidos e grande influência, fazendo os beneficiados terem dívidas para depois pagá-las. A produção industrial cresceu 35%, e a produção agrícola havia superado níveis dos anos pré-guerra.
O comunismo, portanto, passou a ser considerado pelos dirigentes da Europa Ocidental como uma ameaça menor, e a popularidade dos partidos ou organizações comunistas na região caiu bastante.
* Emresposta ao Plano Marshall os soviéticos lançam seu próprio programa de ajuda econômica para o Leste europeu, denominado
Conselho para Assistência Econômica Mútua, o plano ficou conhecido como Comecon. Foi fundada em 1949, e visava a integração econômica das nações do Leste Europeu.
Os países que integraram a organização internacional foram a União Soviética, Alemanha Oriental (1950-1990),...
tracking img