Mexico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2933 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MEXICO

INTRODUÇÃO
México, república federal da América do Norte. Seu nome oficial é Estados Unidos Mexicanos; faz fronteira ao norte com os Estados Unidos; a leste com o golfo do México e o mar do Caribe; ao sul com Belize e Guatemala; e a oeste com o oceano Pacífico. Sua jurisdição se estende, além disso, sobre numerosas ilhas próximas à sua costa. Possui 1.958.201 km2. A capitalé a Cidade do México.
TERRITÓRIO E RECURSOS
O altiplano mexicano domina grande parte do país; está limitado em seus extremos leste e oeste por cadeias montanhosas que descem de maneira abrupta até as estreitas planícies costeiras. As duas cadeias montanhosas, a Sierra Madre Ocidental a oeste e a Sierra Madre Oriental no leste (ver Sierra Madre), são interceptadas pelo eixoNeovulcânico transversal, que contém os picos mais altos da República. Ao sul, está a Sierra Madre do Sul e, entre ela e a Sierra Madre Oriental, encontra-se o Entroncamento Mixteco; a oriente, uma brusca queda termina no istmo de Tehuantepec, que separa o oceano Pacífico do golfo do México. O elemento topográfico mais marcante do país é o altiplano, que é a continuação das planícies do sudoeste dos EstadosUnidos e ocupa mais de um quarto da área total do México. Os rios mais importantes são o rio Bravo, Lerma-Santiago, Balsas, Pánuco, Papaloapan, Coatzacoalcas, Usumacinta, Yaqui, Mayo e Conchos. O lago de Chapala é o maior do país. O México é dividido pelo trópico de Câncer e, portanto, a metade sul está incluída na zona tórrida intertropical e em geral o clima varia com a altitude. Os recursosminerais são extremamente ricos e variados. Encontram-se quase todos os minerais conhecidos, incluindo carvão, ferro, fosfatos, urânio, prata, ouro, cobre, chumbo e zinco. As reservas de petróleo e gás natural são enormes. Os bosques e áreas florestais cobrem cerca de 23% do território e contém árvores de madeiras preciosas como o mogno, ébano, sândalo, cedro-vermelho, nogueira e pau-rosa. A faunavaria também de acordo com as zonas climáticas. No norte, há lobos e coiotes; nas zonas altas do eixo Neovulcânico, vive o teporingo, ou coelho dos vulcões, uma espécie única, e, nos bosques, jaguatiricas, jaguares, caititus, veados e pumas. Também há uma ampla variedade de répteis, aves e vida aquática.
POPULAÇÃO E GOVERNO
A população mexicana é composta por mestiços (85%), indígenas(8%) e população de origem européia. Possui (1993) 90.419.606 habitantes e uma densidade demográfica (1990) de 46 hab/km2. A capital é a Cidade do México, com mais de 18 milhões de habitantes (incluída a região metropolitana). Superam os cinco milhões de habitantes Guadalajara e Monterrey, incluídas as zonas metropolitanas, e Puebla (mais de 1 milhão de habitantes). O catolicismo é a religião de93% dos mexicanos. O idioma oficial é o espanhol; além disso, se falam 54 dialetos e línguas indígenas, das quais as principais são o náuatle, as línguas maias, o otomi, o mixteco e o totonaca (ver Literatura mexicana; Arquitetura contemporânea mexicana). O México é uma república democrática e federal governada pela Constituição de 1917. O poder executivo é representado por um presidente, que éeleito pelo voto direto para um período de 6 anos e não pode ser reeleito. O poder legislativo é exercido pelo Congresso da União, formado pela Câmara de Senadores e a Câmara de Deputados (ver Direito mexicano). O Partido Revolucionário Institucional (PRI) está no poder há décadas. Fundado em 1929 com o nome do Partido Nacional Revolucionário, mantém-se no poder de forma ininterrupta, embora tenhautilizado ao longo desse tempo diferentes siglas. Os principais partidos de oposição são o Partido de Ação Nacional (PAN), um grupo conservador e católico, e o Partido da Revolução Democrática (PRD), que, liderado por Cuauhtémoc Cárdenas, representa os setores mais progressistas do México.
ECONOMIA
O governo tem o controle estatal da mineração, pesca, transporte e exploração...
tracking img