Guerra fria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A guerra fria o conflito histórico ocorrido na segunda metade da década de 1940 (final da Segunda Guerra Mundial) até 1989 (fim da União soviética) entre as duas potencias da época os EUA e a URSS que separou o mundo em dois pólos causando grandes transformações no mundo que podem se observadas até hoje
Guerra fria porque não houve uma guerra direta, ou seja, bélica. Atémesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares e assim não haveria vencedor já que provavelmente os dois países saíram completamente destruídos. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã.



















Contexto histórico
Com o final da Segunda Guerra Mundial, a Europa estavaarrasada e ocupada pelos exércitos das duas grandes potências vencedoras. O desnível entre o poder destas duas superpotências e o restante dos países do mundo era tão gritante, que rapidamente se constitui um sistema global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes pólos. Dando inicio assim Guerra fria como ficou conhecido o período de disputas estratégicas e conflitos indiretos de ordem política,militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre os Estados Unidos, União Soviética e suas zonas de influencia, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética. Foi uma disputa entre o capitalismo baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada, representado pelos EUA e o socialismo baseado na economiaplanificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia, defendido pela URSS
O mundo bipolar
O mundo depois da Segunda Guerra "Mundial" é muito diferente daquele que existia antes da guerra nos anos 30. Caem às potências européias, sobem as Superpotências, Estados Unidos e União Soviética. A polarização ideológica entre o Socialismo soviético e o Capitalismo americano é aprincipal marca do pós-guerra. O planeta começa a se dividir em áreas de influência Europa Ocidental, Canadá e Japão se aliaram aos EUA enquanto que a Tchecoslováquia, Polônia, Hungria, Iugoslávia, Romênia, Bulgária, Albânia, parte da Alemanha e a China se uniram com a URSS.
O principal símbolo dessa bipolarização e o muro de Berlin fruto da divisão da Alemanha
Plano Marshall e COMECONA fragilização das nações européias permitiu que os Estados Unidos estendessem uma série de apoios econômicos à Europa aliada, para que estes países pudessem se reerguer e mostrar as vantagens do capitalismo. Assim, o EUA, propõe a criação de um amplo plano econômico, que veio a ser conhecido como Plano Marshall. Tratava-se da concessão de uma série de empréstimos a baixos juros e investimentospúblicos para facilitar o fim da crise na Europa Ocidental e repelir a ameaça do socialismo. Entre os países que receberam esses investimentos destacam-se o Reino Unido, a França e a Alemanha Ocidental e Japão que maior apoio só com a explosão da guerra das Coréias já que o principal aliado capitalista.
Em resposta ao plano econômico estadunidense, a União Soviética propôs-se a ajudar também seuspaíses aliados, com a criação do COMECON (Conselho para Assistência Econômica Mútua).em que faziam parte União Soviética, Alemanha Oriental, Polônia, Tchecoslováquia, Bulgária, Hungria e Romênia. O COMECON fora proposto como maneira de impedir os países satélites da União Soviética de demonstrar interesse no Plano Marshall, e não abandonarem a esfera de influência de Moscou.
OTAN e Pacto deVarsóvia
Em 1949 os Estados Unidos e o Canadá, juntamente com a maioria da Europa capitalista, criaram a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), uma aliança militar com o objetivo de dar apoio militar a todos os países (capitalistas) membros e fazer frente a URSS.
Em resposta à OTAN, a URSS firmou entre ela e seus aliados o Pacto de Varsóvia para unir forças militares da Europa...
tracking img