Guerra fria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Politica
Politica Externa Americana

Após o final da 2ª guerra mundial, ficava evidente a bipolaridade existente entre os EUA e a URSS, Winston Churchill, estadista britânico, foi o primeiro a perceber o avanço do comunismo, iniciando fortes pressões para que o Ocidente encontrasse uma estratégia para deter o avanço soviético.
Em 12 de março de 1947 o presidente americano Harry S. Trumanpronunciou um violento discurso assumindo o compromisso de "defender o mundo capitalista contra a ameaça socialista”. Surgia então a Doutrina Truman e iniciando oficialmente a Guerra Fria, que propagou para todo o mundo o forte antagonismo entre os blocos capitalista e socialista, tinha o objetivo de conter o avanço socialista ao redor do mundo.
Em seguida, o secretário de estado George CatlettMarshall anunciou a disposição dos Estados Unidos de efetiva colaboração financeira para a recuperação da economia dos países europeus.
Nesse ano (1947) a Grécia e a Turquia passavam por uma guerra civil entre comunistas e monarquistas, o que constituiu a desculpa perfeita que Truman precisava para assumir de vez sua posição contra a URSS, o que fez no tal discurso de 1947. E, para consolidar devez a polarização do mundo em “à favor” e “anti” comunistas Truman propôs a concessão de créditos para a Grécia e a Turquia, com o objetivo de sustentar governos pró-ocidentais naqueles países
. A partir daí os EUA passariam a intervir em qualquer guerra a fim de obedecer a Doutrina Truman e “auxiliar os países a derrotar os insurgentes comunistas”. Assim, de 1950 a 1961 os EUA intervêm na Guerrada Coréia, na Guerra do Vietnã, no Irã, Guatemala, apoiam a invasão de Cuba e criam a “Escola das Américas”, no Panamá, onde os militares eram incentivados a assumir o poder em seus países.
A Guerra Fria amplia-se a partir de 1949, quando os soviéticos explodem sua primeira bomba atômica e inauguram a corrida nuclear. Os EUA testam novas armas nucleares no Atol de Bikini, no Pacífico, e, em 1952,explodem a primeira bomba de hidrogênio. A URSS lança a sua em 1955. As superpotências criam blocos militares reunindo seus aliados, coma a OTAN, que agrega os anticomunistas, e o Pacto de Varsóvia do bloco socialista.
Plano Marshall
O Plano Marshall constituiu num aprofundamento da Doutrina Truman. O chamado Plano de Recuperação Europeia constituía numa ajuda econômica dada pelos EstadosUnidos aos países europeus que tiveram suas economias afetadas pela 2ª Guerra Mundial, foi proposto por George Catlett Marshall.
O Plano Marshall foi adotado foi adotado com o intuito de aumentar a influência dos EUA sobre os países europeus e frear a expansão do comunismo pela Europa, que com a economia em frangalhos poderia pender para o comunismo e alianças com URSS. Outra razão para o programaera o fato de a Europa ser o maior mercado consumidor dos EUA, se o mercado consumidor europeu ficasse comprometido poderia levar os EUA a uma depressão econômica.
Em junho de 1947, Marshall anunciou que se a Europa esboçava um programa de reconstrução em longo prazo, os EUA estariam dispostos a fornecer os recursos para tanto. O Reino Unido e a França convocaram os demais países europeus,incluindo os soviéticos, em Paris. Quando os delegados soviéticos perceberam que os EUA insistiam em que os estados comunistas cooperassem com as economias capitalistas da Europa ocidental e que se levasse uma contabilidade conjunta dos recursos, abandonaram a reunião e criaram seu próprio plano para integrar os Estados europeus do leste. Um muro econômico separava a Europa.
O congresso dos EUA aprovouuma ajuda de mais de 13 bilhões de dólares. 70% do total foram utilizados para comprar bens americanos. A Administração da Colaboração Econômica distribuía o dinheiro e a Organização Europeia para a Cooperação Econômica era o órgão encarregado de gastá-lo. A maior parte da ajuda foi para a França, Reino Unido, Itália, e Alemanha Ocidental. Na medida em que cresciam as tensões devidas à Guerra...
tracking img