Guerra fria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




















































































SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................................06CONCEITO.........................................................................................................07


CAUSAS DA GUERRA......................................................................................07


DIPLOMACIA ECONOMICA E A GUERRA FRIA ...........................................08


FIM DA GUERRA FRIA.....................................................................................09CONCLUSÃO....................................................................................................11


REFERENCIA....................................................................................................12




INTRODUÇÃO

A Guerra fria foi, antes de tudo, uma guerra de ideologias entre duas superpotências emergentes da Segunda Guerra Mundial, que promoveram a política-ideológica no mundo após perderem o poder demandar.
Assim Estados Unidos e União Soviética lutaram para a criação de uma nova ideologia capaz de dominar o cenário mundial. O perigo de uma eminente guerra foi eliminado, pois ambas as partes confiavam na moderação uma das outras, criando assim uma passividade em longo prazo.
No entanto, a ideologia de cada uma das nações se manteve presente nas questões mundiais, uma das causas daconstante luta ideológica entre os Estados Unidos e a União Soviética, foi à questão de a União Soviética ter surgido a partir de uma revolução socialista, mostrando desta forma a possibilidade de ascensão de outra classe ao poder – o proletariado – colocando assim em risco a supremacia capitalista ocidental.
O socialismo seria um modelo para os povos que se sentiam oprimidos com as formasde poder estatal, além de ser uma guerra ideológica a guerra fria tornou se uma forma internacional de lutas de classes e a reminiscência da luta anticomunista.


















CONCEITO


A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética iriam disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. Adefinição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico. A rivalidade entre as duas nações tinha origem na incompatibilidade entre as ideologias defendidas por cada um, uma vez que cada uma possuía um sistema político distinto e organizava sua economia de modo diferente da outra. Os Estados Unidos defendiam o capitalismo, a democracia, princípios como a defesada propriedade privada e a livre iniciativa, enquanto a União Soviética defendia o socialismo e princípios como o fim da propriedade privada, a igualdade econômica e um Estado forte capaz de garantir as necessidades básicas de todos os cidadãos. Dada a impossibilidade da resolução do confronto pela via tradicional da guerra aberta e direta, as duas nações passaram a disputar poder de influênciapolítica, econômica e ideológica em todo o mundo.


CAUSAS DA GUERRA

A União Soviética buscava implantar o socialismo em outros países para que pudessem expandir a igualdade social, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Enquanto os Estados Unidos, a outra potência mundial defendia a expansão do sistemacapitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial o contraste entre o capitalismo e socialismo era predominante entre a política, ideologia e sistemas militares. Apesar da rivalidade e tentativa de influenciar outros países, os Estados Unidos não conflitou a União Soviética (e vice-versa) com armamentos, pois os...
tracking img