Guerra fria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Guerra Fria é conhecida por ter sido um conflito puramente ideológico, e por ter sido palco de uma corrida armamentista entre o bloco soviético e o ocidente, principalmente os EUA. Em 1945 com o fim da guerra, foi criada uma organização que tem como objetivo principal manter a ordem e a paz na Sociedade Internacional de Estados, a ONU (Organização das Nações Unidas), onde foi estabelecido umConselho de Segurança composto por 15 membros para discutir e solucionar conflitos para se chegar à paz. Porém, 5 destes membros têm o voto com o direito de veto ou seja, um voto contrário elimina todos os outros e o assunto em pauta não é aceito. Estes cinco membros são: Estados Unidos, URSS (hoje a Rússia), Inglaterra, China e França. As votações no conselho de segurança durante a Guerra Friaforam motivos de umas das maiores disputas entre as duas potências, com mais de 70 vetos feitos pelos EUA e mais de 100 pela União Soviética.

Então, como não pensar na Guerra Fria como uma corrida pela conquista do poder, já que em torno desta disputa ideológica e de desenvolvimento bélico estava a conquista de zonas de influência ou seja, os dois lados praticavam política, diplomática emilitarmente o poder de influenciar e conquistar a confiança e o apoio de outros Estados. Os EUA, por exemplo, apoiavam e ajudavam governos anticomunistas nas Américas, que era sua principal zona de influência e continua sendo. A URSS dava seu apoio a Estados comunistas fornecendo armas e dinheiro. Apesar de nunca ter havido um confronto direto entre as duas potências durante toda a guerra fria, umconfronto armado, EUA e União Soviética se envolveram em conflitos de outros países ajudando com armas e dinheiro, como por exemplo a guerra da Coréia, os EUA com a Coréia do Sul e a URSS do lado da Coréia do Norte. Quando a URSS invadiu o Afeganistão os EUA forneceram treinamento e armas para a resistência afegã. Estes são dois exemplos da determinação de cada um dos lados para manter sua influência e opoder não somente dentro de seus Estados mas também nas várias regiões do mundo que para eles era de total importância estratégica, militar e economicamente viável.

Em 1989 ocorreu um fato de fama internacional e que sobrevive na história até os dias de hoje, a queda do Muro de Berlim. Quando o muro cai, a Alemanha vê sua chance de se reunificar novamente. A influência e o poder da URSS sobrea Alemanha oriental já não existe mais, já que naquele momento a Alemanha era uma só. Para muitos alemães foi um momento de alegria, emoção, felicidade. Muitos puderam ver parentes que a muito tempo não viam, e puderam ver sua nação novamente como uma só. A queda do muro simboliza não só a segunda reunificação alemã mas também o inicio silencioso do colapso da União Soviética e a vitória docapitalismo contra o comunismo. No ano de 1991 ocorre o já esperado momento, a URSS estava enfraquecida e não suportava mais a pressões internacionais, então neste ano o bloco soviético se dissolve, era o fim da URSS. Aquele mundo bipolar deixa de existir, agora a ordem internacional passa a ser regida por uma única grande potência, os EUA, os países do bloco comunista passaram a ser independentes deMoscou e abrir suas economias para o capitalismo aos poucos assim como a Rússia, principal Estado da ex-URSS que, continua sendo um dos 5 membros do conselho de segurança com direito de veto.

A partir do colapso da URSS o mundo passa a ter uma nova face, os Estados Unidos ditam a ordem internacional e passam a agir como a única potência mundial. Várias economias de Estados que antes estavam soba influência comunista passaram a se abrir para o sistema capitalista. Os Estados agora independentes de Moscou puderam assinar tratados e fazer acordos com países antes inimagináveis. Começou então, após 1991 uma nova fase, a fase do imperialismo americano no globo, multinacionais dos EUA instaladas em todas as partes, o dólar passa a ser a moeda do comércio internacional. Mas, essa situação...
tracking img