Teoria xy e z

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

CENTRO AVANÇADO DE ENSINO - FACULDADE ITOP
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS







JÚLIO IGLESIAS MORAIS SANTOS




Teoria X,Y,Z





Palmas
2012
















[pic]

CENTRO AVANÇADO DE ENSINO - FACULDADE ITOP
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS




Teoria X,Y,Z

Professor Jackson dos Santos Correia





Palmas
2012Introdução
A relação entre empresa e funcionário é muito complicada umas tratam bem os funcionário e outras tratam sem o mínimo respeito com a teoria X favoreceu o lado da empresa, com a Y lado do funcionário, com isso surgiu a teoria Y que ajudou e muito ambas as partes teoria essa que é utilizada em vários países inclusive o Brasil.
Teoria X: Fala que as pessoas são preguiçosas e quenecessitam de motivação, pois encaram o trabalho como um mal necessário para ganhar dinheiro.
Teoria Y: Fala que as pessoas querem e necessitam trabalhar.
Teoria Z: Fala que o sucesso da administração, está ligado a motivação humana e não simplesmente na tecnologia dos processos produtivos.
Desenvolvimento
Douglas McGregor nasceu em Detroit e licenciou-se no City College. Doutorou-seem Harvard, onde lecionou Psicologia Social, e foi professor de Psicologia no MIT. Em 1948 era presidente do Antioch College, emYellow Springs, e em 1962 lecionava a disciplina de Gestão Industrial na Sloan Fellows. Famoso por suas teorias x, y e z.
A teoria X refere-se ao seu humano como preguiçoso, Pessoa que não tem vontade de trabalhar, que não quer ter responsabilidades. Em alguma delas o ser humano éapenas uma ferramenta de lucros e deve ser sugada a exaustão.
Segundo Chiavenato (2003, P.337) o homem é indolente e preguiçoso por natureza, ou seja, ser humano é preguiçoso de nascença, e não tem como mudar. Falta-lhe ambição: vontade de crescer na vida, batalhar para que seus sonhos possa se tornar realidade. O homem é egocêntrico e seus objetivos pessoais opõem-se, em geral,aos objetivos daorganização: O homem quer ser o centro das atenções e egoísta, quer chamar a atenção de todos para si,  e não quer reconhecer a igualdade entre os homens achando-se melhor, maior, mais digno, mais merecedor de tudo. Resiste a mudanças: Não aceita as mudanças de forma alguma sempre se opondo. A sua dependência torna-o incapaz de autocontrole e autodisciplina homem fica tão de dependente do seuemprego não consegue manter o controle e a sua disciplina.
Nessa teoria as pessoas não passavam de meros instrumentos de trabalho sem valor sem recursos, a teoria X se caracteriza pelos seguintes aspectos:
1.A organização da empresa em prol de seus objetivos econômicos: A empresa se organizar para que não possa haver desfalques, ou prejuízos muito grandes.
2.Dirigir os esforços das pessoas,controlar suas ações, e molda-lo de acordo com as necessidades da empresa: Controlar as pessoas, seus esforços,ações,tudo para o beneficio de empresa.
3.As pessoas devem ser persuadidas,recompensadas,punidas,coagidas e controladas: Os funcionários devem ser convencidos a fazerem coisas que dê lucros para a empresa se o lucro vier será recompensado caso contrario será punido.
4.As atividades devem serpadronizadas e dirigidas em função dos objetivos da empresa: As funções devem ser iguais e independente de tudo pois o objetivo principal é o lucro da empresa.
5.A remuneração é um meio de recompensa para o bom trabalhador ,e punição para o empregado que se dedique suficientemente à realização de sua tarefa: Se o funcionário trabalhar bem ,ou seja cumprir sua meta ele é recompensado, más se oseu resultado não ser satisfatório para a empresa ele será punido.
A teoria Y baseia-se na suposição de que as pessoas querem e necessitam trabalhar, que deem oportunidades e acreditem em seus potenciais. Seus principais aspectos são:
1. As pessoas não tem o desprazer inerente de trabalhar: As pessoas não tem preguiça de trabalhar, pelo contrario tem muita vontade.
2. As pessoas não são...
tracking img