Guerra fria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1558 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Caracterize a situação de “Guerra Fria”. Quando começou e finalizou? Como se manifestou na “periferia” do capitalismo?

A guerra fria (1947-1989) caracterizou–se pelo período em que os Estados Unidos e A União Soviética se confrontaram. A guerra fria era política e ideológica, não existiu um confronto armado. Os Estados Unidos defendiam o sistema capitalista frente a ameaça comunista daURSS, que liderava o Socialismo Real, para garantirem seus desenvolvimentos e expansão pelo mundo, começaram uma corrida armamentista para mútua destruição. A guerra fria teve início quando os Estados Unidos se viram ameaçados com o fortalecimento da União Soviética após a II Guerra Mundial e terminou nas duas conferências de cúpula de Reykjavík e Washington, quando ambas potencias acordaram em sedesarmar. Na periferia do capitalismo aconteciam movimentos de descolonização e guerras de libertação nacional.
2) Quando finalizou a Segunda Guerra Mundial começou um processo de reestruturação do capitalismo em escala mundial. Em que consistiu esse processo? Quais foram as instituições institucionais criadas a partir desse momento?
Desenvolvimentismo. Exemplo de Instituição: SUDENE

3)Caracterize o pan americanismo “monroista”. Como se expressa no contexto da situação econômica e política do pós Segunda Guerra Mundial? Que instituições militares e políticas são criadas inspiradas na doutrina pan americanista?
O pan americanismo monroista foi uma estratégia dos Estados Unidos para ganhar hegemonia no continente. Os Estados Unidos se fortaleceu após sua saída vitoriosa da SegundaGuerra o que permitiu organizar-se sua hegemonia em nível mundial. As instituições foram: TIAR (Tratado Inter-Americano de Assistência Recíproca), OEA (Organização dos Estados Ameicanos), consolidando uma segunda fase co pan americanismo moroista.

4) Em que consitiui o diagnóstico e a proposta da CEPAL, nos anos cinqüenta e sessenta, para o desenvolvimento da América Latina.
CEPAL (ComissãoEconômica para América-latina), uma instituição das Nações Unidas que teve grande significação na promoção das políticas desenvolvimentistas. O diagnóstico da CEPAL sobre o subdesenvolvimento trabalha sobre o dualismo moderno-tradicional.
5) Caracterize a teoria da modernização?
A teoria da modernização procurou estabelecer, além de uma explicação para o fenômeno, os fundamentos de uma evolução dospaíses atrasados por um processo de superação de etapas, cujos extremos eram localizados entre o tradicional e o moderno.

6) Qual era o lugar do assistente social numa equipe técnica? Fundamente.
O assistente social era um mero executor das políticas sociais
7) Desenvolva brevemente algumas características do processo de intervenção profissional na dinâmica necessidades – recursos.
OAssistente social deveria ajudar as pessoas da comunidade a descobrirem seus problemas comuns e deveria conseguir recursos para ajudá-los a superar o problema, o trabalho do AS se justificaria na medida em que fossesm capazes de responder aos problemas com aquilo que estivesse ao seu redor, O esforço do AS deveria dirigir-se para organizar a população com objetivo de conseguir realização material,construção de casas, hospitais etc... Isso porque a identificação das necessidades e a alocação de recursos reduzem a QS a um problema técnico.

8) Como poderia ser caraterizado o método profissional nos processos de Organização e Desenvolvimento da Comunidade?
Método de Comunidade, dividido em 2 etapas: Diagnóstico e Tratamento que se desdobram em ações como pesquisa, diagnóstico, planejamento,execução e aval. Consistia em incidir sobre o desenvolvimento desigual, não para suprimir as desigualdades nacionais, mais que a combinação entre tais desigualdades permanecessem favoráveis as metrópoles imperialistas nas suas sucessivas fases de expansão.
9) Quais são as principais características do processo de desenvolvimento e organização da comunidade na definição de Ander Egg?
Consideramos o...
tracking img