Guerra do paraguai

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


GUERRAS CONTRA ORIBE E ROSAS
A Guerra contra Oribe e Rosas aconteceu em 1851, foi um conflito envolvendo os países da bacia do rio Paraná. A origem de tudo foi quando o presidente argentino Juan Manuel de Rosas, uniu-se ao então ministro da guerra do Uruguai, Manuel Oribe, na tentativa de constituir um país único. 

Isso era definitivamente ruim para os interesses daInglaterra, França e do Império brasileiro, que combateram o plano de Oribes e Rosas. O presidente do Uruguai, Fructuoso Rivera e os unitaristas argentinos também eram contra a tentativa. 

Durante a guerra, o governo brasileiro usou a posição estratégica do rio Paraná para combater as forças argentinas. Após algumas tentativas, uma força composta por tropas brasileiras sob o comando de Luís Alves deLima e Silva, argentinas sob o comando de Justo José de Urquiza, e uruguaias sob o de Fructuoso Rivera, invadiram o território das Províncias Unidas do Rio da Prata (1852), em Buenos Aires, Rosas foi definitivamente derrotado, preso e levado para Londres em uma embarcação do governo inglês.


GUERRAS CONTRA AGUIRRE
Tudo começou quando, no ano de 1864, Argentina e Uruguai cortaram asrelações. 

O Uruguai que estava passando por um momento de maior alvoroço, já tinha rixa contra os fazendeiros brasileiros, que recuperaram poder de terras que estavam invadidas, e muitos brasileiros que moravam no Uruguai eram vítimas de perseguições e desrespeito. 

O Brasil tentava entrar em um acordo com o Uruguai, e depois de algumas tentativas não obtiveram retorno, do presidente Atanásio da CruzAguirre. 
As Tropas que estavam na fronteira faziam o possível para que as batalhas do Uruguai influenciassem o Rio Grande. Mas mesmo assim não teve como evitar e a guerra começou a atingir o território brasileiro. Foi então, que o general Venâncio Flores, que tinha poder no Uruguai, pediu apoio das tropas brasileiras, e que uma parte do Exército Brasileiro, fosse ficar em Montevidéu. 

Asforças brasileiras que estavam localizadas na fronteiras tinham ordens de se vingarem e fazer de tudo para preservar os brasileiros. 
Com toda a força das tropas brasileiras e a cooperação de Venâncio Flores, no final de 1864 formou-se a vila de Salto no rio Uruguai, que sem ter formas para resistir, foi obrigada a se render. 

Ainda no ano de 1864, as tropas brasileiras invadiram o Uruguaiconquistando vários territórios, como Mello, Paisandu, e muitos outros, chegando a Montevidéu. 

Aguirre resolve invadir o território brasileiro, mas no ano de 1865, o seu mandato termina, e Venâncio Flores é seu sucessor provisório, declara o fim da guerra, e em 20 de fevereiro do mesmo ano, é assinada a convenção de paz. E as terras do Uruguai que estavam no poder do Brasil forma devolvidas.GUERRA DO PARAGUAI

A Guerra do Paraguai foi o maior conflito da América do Sul. Nela morreram 75,75% dos paraguaios, sendo 99,5% dos homens adultos do Paraguai. Para custear sua participação na guerra, o Império do Brasil aumentou 45 vezes seus empréstimos dos banco ingleses. Ainda hoje se questiona porque o maior conflito da nossa história permanece ignorado pela historiografia oficial e por boaparte dos historiadores brasileiros. Entre alguns dos motivos está o fato de ter sido uma guerra de interesses escusos, com o Brasil e seus aliados fazendo o jogo do imperialismo inglês, interessado em manter intocado sua hegemonia na América do Sul
 
O Paraguai antes da guerra, teve um desenvolvimento diferenciado em relação ao dos outros países sul-americanos, especialmente durante os anos de1813 a 1862, iniciado após 14 de maio de 1811, quando se libertou da Espanha. O governo controlava o comércio exterior. O mate, o fumo e as madeiras raras exportados mantinham a balança comercial com saldo positivo. O Paraguai adotava uma política protecionista, isto é, de evitar a entrada de produtos estrangeiros, por meio de impostos elevados. Defendia o mercado interno para a pequena...
tracking img