Guerra do paraguai

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: Guerra do Paraguai

• Países participantes
Maior conflito armado ocorrido na América do Sul a Guerra do Paraguai ocorreu entre 1864 e 1870, de um lado o Brasil, a Argentina e o Uruguai,formando a Tríplice Aliança (Tratado assinado em 1º de maio de 1865) e de outro o Paraguai.
•• Causas/motivos da guerra
A Argentina e o Brasil tinham antigas ambições territoriais na região doRio do Prata. Pensavam aumentar seu território conquistando o Uruguai. O Brasil chegou a realizar duas intervenções no Uruguai uma em 1851 e outra em 1864.
As forças militares do Império brasileiroem 1852 com apoio do Uruguai e de duas províncias argentinas, também invadiram a Argentina .
Após esses conflitos a Argentina e o Uruguai passaram a ter governos aliados ao Brasil.
Até o século XIXo Paraguai era um país de economia desenvolvida e forte. Porém o Paraguai é um país continental, isto é , não tem saída para o mar. O governo do Paraguai Francisco Solano Lopez queria construir umasaída livre para o Oceano, via rios Paraguai, Paraná e Prata . Uma espécie de canal livre para o comércio exportador e importador dos países. O sonho do presidente do Paraguai choca-se com osinteresses da Inglaterra, tradicional aliada do Brasil, Argentina e do Uruguai.
Com o desenvolvimento econômico do Paraguai, a economia inglesa corre o risco de ter diminuído o seu comércio na América doSul, que é abastecida cada vez mais, pelos produtos do Paraguai.
A Inglaterra então apóia seus aliados o Brasil, Argentina e Uruguai para realizar uma guerra contra o Paraguai. Como isso aconteceu ?Os habitantes que viviam na região de Mato Grosso no século XIX, dependia muito do Rio Paraguai, porque não havia estradas ligando a Província do resto do Brasil. Procurando um pretexto para aguerra, o Brasil enviou para Mato Grosso, o navio Marquês de Olinda, cheio de armas e de munições. Porém governo do Paraguai Solano considerou tal fato um ato de agressão e proibiu a navegação de...
tracking img