Guerra do chaco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Bom dia, amigos modernos.
As guerras são eventos importantes para a história de uma nação. Os conflitos podem ter diversas motivações: religiosas, territoriais, filosóficas ou civis. Hoje, o nossoblog dá espaço a um dos episódios mais marcantes da América do Sul: a Guerra do Chaco. O confronto, que ocorreu entre 1932 e 1935, foi marcado pela disputa territorial da região do Chaco Boreal e poracesso ao mar entre Bolívia e Paraguai.

Vamos saber mais?

OS MOTIVOS DO CONFLITO
A Guerra do Chaco teve como principal motivação a conquista do território do Chaco Boreal. A região possuíagrande quantidade de petróleo, além de ser crucial para a Bolívia ganhar acesso ao Oceano Atlântico, pelo rio Paraguai. Com três anos de duração, o conflito deixou cerca de 60 mil mortos bolivianos e 30mil paraguaios.
A região do Chaco, localizada na parte central da América do Sul, próxima aos Andes, pertenceu à Bolívia, no antigo Vice-Reinado do Rio da Prata. Após perder também sua saída ao marpara o Chile, na Guerra do Pacífico, em 1879, não queria perder o petróleo na região dos Andes nem o controle do rio Paraguai.

Durante vários anos, Paraguai e Bolívia tentaram chegar a acordo queajustassem as fronteiras e atendessem aos dois países. Dessa forma, surgiram “os tratados de Quijarro-Decoud (1879), Tamyo-Acerval (1887) e Ichaso-Benitez (1894), mas nenhum deles foi cumprido e oproblema acabou ficando ainda mais grave.
Vale a pena lembrar que durante o final do século XIX, ambos os países sofreram duras humilhações me confrontos internacionais. Enquanto a Bolívia havia perdidometade de seu território e todo o seu litoral para os países vizinhos, o Paraguai enfrentou a dura Guerra do Paraguai contra Argentina, Brasil e Uruguai e perdeu importantes perdas de contingente eterritório.

A QUESTÃO DO PETRÓLEO
A disputa começou a ficar intensa em 1920, quando foi descoberta a existência de petróleo. A Bolívia fez uma concessão a Standard Oil Co. Já, o Paraguai cedeu...
tracking img