Guerra de patentes no mundo tecnologico - pré projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Patentes no mundo tecnológico: proteção ou uma arma na guerra comercial?

1 - Objeto
A tecnologia nunca teve tanta importância como nos dias atuais. Atualmente, as principais empresas do mundo sãodeste ramo. Apple, Google, Microsoft, Samsung, Oracle dentre muitos outras, são responsáveis por uma parcela importante de como a sociedade é moldada no século XXI. Cada uma delas querendo crescer, eassim travando guerras uma com as outras pelo posto de maior inovadora com os melhores gadgets e softwares.
Para protegerem-se, as empresas fazem o pedido de patentes com intuito de defender suascriações, e assim, obtendo uso exclusivo dessas criações durante alguns anos. Entretanto, há um específico tipo de patente que tem causado uma grande controvérsia: a patente de software. Consideradapor uns como uma forma de inovação, ao impedir o uso por outros que não a possuam, elas, na verdade, tem se demonstrado como uma verdadeira complicação para as mais diferentes empresas no ramotecnológico, desde as startups – “Start-up é uma empresa nova, até mesmo embrionária, que conta com projetos promissores, ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de idéias inovadoras.” * – tendo elasque passar por um “campo minado” de patentes ao desenvolver suas ideias, mas também atingem grandes empresas, em especial Google, Apple e Microsoft.
Muita das vezes, as patentes adquiridas por essasgrandes empresas são de coisas supérfluas, como por exemplo no iPhone, cujo método de desbloquear , o famoso “deslize para desbloquear”, é patenteado. Ou ainda a patente para multitoque, hoje algotão comum nos celulares, concedida à Apple.
A questão de patentes vai além, hoje é um mercado que movimenta bilhões de dólares anualmente, não só para quem as concede, nesse caso específico o USPTO,órgão americano que concede patentes, que é incentivado financeiramente a emitir a patente, mas também as muitas empresas detentoras delas, que as vendem por cifras na casa dos bilhões como no caso...
tracking img