Bacharel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
TRABALHO DE GESTAO INDUSTRIAL
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS





JOAO GUILHERME LAMBERTY PRUDENTE


FILIPE SUAREZ SANTIAGO














TITULO: INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA


SUBTITULO: A HISTORIA DO AUTOMOVEL E A INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA BRASILEIRA

















Salvador,26 de Abril de 2013.

JOAO GUILHERME LAMBERTY PRUDENTE
FILIPE SUAREZ SANTIAGO




















TÍTULO: INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA
SUBTITULO: A HISTORIA DO AUTOMOVEL E A INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA BRASILEIRA








Relatório apresentado a disciplina de Gestão Industrial da Universidade Salvador –UNIFACS, como segunda avaliação.

Orientador: Adriano Moitinho.























Salvador,

26 de Abril de 2013.


SUMARIO



1. Sumario Executivo 4

2. A história do automóvel 5-15

3. A indústria automobilística brasileira 16-18

4. ReferênciaBibliográficas 19



























































1. SUMARIO EXECUTIVO




Este trabalho acadêmico tem como objetivo mostrar aos leitores quão representativo foi a invenção do automóvel e o crescimento e tamanho atual da indústria automobilística brasileira.


A pesquisa busca os primeiros fatosregistrados acerca da invenção, quem foram as pessoas que marcaram a história e onde estavam localizadas as primeiras tecnologias desenvolvidas para viabilizar este equipamento denominado automóvel (ou seja, capaz de mover-se).

Posteriormente, demonstra números referentes à frota de automotores no Brasil e o volume de dinheiro que envolve a indústria automobilística brasileira e seus reflexos naeconomia.



















2. A HISTORIA DO AUTOMOVEL



A história do automóvel inicia-se em 1769, com a criação de automóveis com motores a vapor capaz de transporte humano. Em 1806, os primeiros carros movidos por um motor de combustão interna movidos a gás combustível surgiram, estes precursores levaram à introdução em 1885 do moderno motor de combustão interna a gasolina.Carros movidos a energia elétrica apareceu brevemente na virada do século 20, a tecnologia praticamente desapareceu do uso até a virada do século 21 (recentemente veículos híbridos se tornaram alternativas viáveis para o alcance das metas de economia de combustível devido a preocupação ambiental).


O início da história do automóvel pode ser dividido em eras com base no nos tipos de propulsão,e posteriormente por tendências em estilo e tamanho e preferências de utilidade do automóvel.




Século 17


Ferdinand Verbiest, um membro de uma missão jesuíta na China, construiu o primeiro veículo movido a vapor por volta de 1672 como um brinquedo para o imperador chinês. Era de escala bastante pequena que não podia levar um motorista, mas ele foi, muito possivelmente, o primeiroveículo de trabalho vapor ("automóvel").



Século 18


Veículos a vapor com tamanho suficiente para transportar pessoas e carga foram criados pela primeira vez no final do século 18. Nicolas-Joseph Cugnot. Em 1784, William Murdoch tinham construído um modelo de trabalho de uma carruagem a vapor. Alguns foram bem sucedidos comercialmente no fornecimento de transporte de massa, até que uma reaçãocontra esses veículos resultou na aprovação da Lei da locomotiva (1865, na Inglaterra), o que exigiu veículos automotores em vias públicas no Reino Unido deveriam conter uma pessoa acenando uma bandeira vermelha e buzinando o que desestimulou fortemente o desenvolvimento durante a maior do século 19.


A primeira patente do automóvel nos Estados Unidos, foi concedida a Oliver Evans, em...
tracking img