Nasf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTÉRIAS CORONÁRIAS

O coração é vascularizado por veias e artérias coronárias, mas para entendimento do infarto agudo do miocárdio cabe apenas a discussão sobre as artérias coronárias. Asartérias coronárias formam uma coroa invertida oblíqua (daí vem o nome coronária) e alguns dos seus ramos se anastomosam, elas irrigam o miocárdio e o epicárdio. (MOORE, 2010; GARTNER, 2007)
Como todaartéria, são ricas em sangue oxigenado e o distribui aos capilares, são classificadas como artérias musculares. Têm paredes compostas por três camadas teciduais, as túnicas íntima, média e adventícia. Atúnica íntima é composta por uma camada de células endoteliais pavimentosas que formam um tubo revestindo a luz do vaso. As células endoteliais tem a função de proporcionar uma superfífie lisa e desecretar colágeno e outras proteínas, além de abrigar enzimas na membrana. Abaixo dessas células está a camada subendotelial, composta por tecido conectivo frouxo, contendo algumas células musculareslisas; mais abaixo encontra-se a lâmina elástica interna, constituída pos elastina e microfibrilas de fibrilina. A túnica média é a camada mais espessa e é constituída por células musculares lisas, quesecretam componentes da matriz extracelular como colágeno e proteoglicanos. A túnica adventícia é constituída por algumas fibras elásticas, colágeno e fibroblastos. (GARTNER, 2007; ROSS, 2008)
Essasartérias são os primeiros ramos da aorta e seguem por lados opostos uma vez que são divididas em direita e esquerda. (MOORE, 2010)
A artéria coronária direita segue no sulco coronário e se ramificano ramo do nó sinoatrial, (em algumas pessoas emite o ramo do cone arterial e os ramos atrioventriculares logo em seguida) e mais abaixo emite o ramo marginal direito, vira para a esquerda, seguindono sulco coronário até a face posterior do coração e dá origem ao ramo do nó atrioventricular e ao ramo interventricular posterior. (GRAYS, 2010; MOORE, 2010)
A artéria coronária esquerda é...
tracking img