Grupos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2 GRUPOS

A partir dos estudos e experiências em Hawtthorne sobre o comportamento grupal, cada vez mais se observa a importância dos grupos dentro das organizações “... o sucesso de uma organização complexa é substancialmente influenciado pelo desempenho de diversos grupos que interagem entre si por toda a hierarquia da empresa” (BOWDITCH e BUONO, 1992, p. 95).
A formação de gruposdentro das organizações é algo inevitável e natural, uma vez, que para desempenhar seu papel dentro da organização o indivíduo realiza relações interpessoais necessárias para a sua socialização Motta e Vasconcelos (2006, p. 64) afirma que “O trabalho é uma atividade grupal. [...] A necessidade de reconhecimento e segurança e o senso de pertencer a algo são mais importantes na determinação domoral do trabalhador e da produtividade que as condições físicas sob as quais trabalha.”
Para que seja definido como tal, um grupo deve atender a algumas condições, como ser composto de duas ou mais pessoas, ter integrantes com objetivos em comum e possuir alguma interação. Podem ser caracterizados como grupos primários, considerados grupos informais, formados a partir do relacionamentointerpessoal e interação dos membros, os grupos secundários são considerados grupos formais formados para cumprimento de metas. Um grupo pode também ser caracterizado como homogêneo, ou seja, quando seus membros possuem características em comum como valores, função, atitudes, etc., ou ser considerado heterogêneo apresentando diversidades em suas características.
O que diferencia um grupo de outroé a maneira como comportam seus integrantes, um fator relevante no comportamento grupal é a coesão. Bowditch e Buono a definem como:


“A coesão se refere ao grau que os membros do grupo têm desejo de permanecer no mesmo e a força de seus compromissos para com o grupo e suas metas. Um grupo coeso é aquele cujos membros refletem sensações de intimidade, manifestadas através deatitudes, gostos, desempenho e comportamentos semelhantes.” (1992, p.99)


Outro fator a ser considerado são os papéis, que demonstram as expectativas do grupo quanto ao comportamento que indivíduo deva adotar em determinadas situações.
A existência de um grupo depende da instituição de algumas leis de funcionamento que regem a conduta de seus membros. Pode haver normas centrais que sãoprimordiais para a permanência de um membro no grupo e normas periféricas que são aquelas que se deseja que sejam seguidas, seu descumprimento não ameaça a existência do grupo. Um grupo deve possuir um sistema de direção, divisão de tarefas e uma forma de comunicação em que as informações cheguem a todos os integrantes. A comunicação varia de acordo com a relação entre as pessoas e de acordo com ogrupo formado, podendo ser considerada ascendente quando ocorre da base da pirâmide hierárquica em direção ao topo, descendente quando ocorre do topo para a base da hierarquia, lateral quando as pessoas de mesmo status se comunicam com departamentos diferentes e, por último, comunicação diagonal que ocorre quando pessoas de status mais altos se comunicam com pessoas de status mais baixos em outrosdepartamentos.

2.1 A questão grupal no Museu de Historia Natural da PUC Minas

Observamos os funcionários do Museu de História Natural da PUC Minas em relação ao comportamento grupal, tipos de grupos que se formam, seus atributos e socialização. Foram analisados alguns setores para verificarmos a diversidade e a interação entre os grupos.
Ao observar os estagiários, conformeentrevista no apêndice A, pode-se perceber a existência de grupos primários, conseqüentemente há grupos informais já que existe uma interação muito grande, facilmente percebida, entre eles. Os grupos são homogêneos, por apresentarem características comuns, por exemplo, são estudantes, possuem faixa etária semelhante e apresentam objetivos comuns. Este grupo segue normas para que seja possível o...
tracking img