Grupos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CARACTERÍSTICAS DOS GRUPOS SOCIAIS
Pode definir-se grupo social como uma comunidade humana, real e concreta, mas parcial, que se manifesta por ter os seus padrões de conduta, a existência duma atividade conjunta, por se localizar num determinado tempo e espaço, por utilizar formas determinadas de comunicação e organização. Caracteriza-se pela existência dum conjunto de indivíduos que formam umaunidade social duradoura, mantêm entre si uma interação estruturada e baseia o seu comportamento em atitudes coletivas, contínuas e ativas, com objetivos, ações e comportamentos comuns. Além do conjunto das relações que se estabelecem entre os vários elementos que o integram, o grupo social exerce uma ou mais funções bem definidas. É uma determinada forma de emprego do pronome pessoal nós, que nasrelações sociais se opõe aos outros ou a eles.
Os grupos sociais que vamos referir com algum pormenor têm, em geral, uma raiz economica originada por atividades conjuntas e particularidades de organização, que se manifestam por se localizarem num espaço, utilizarem determinadas formas de comunicação, por manterem padrões próprios de conduta e exercerem uma ou mais funções bem definidas.
Apouco e pouco foram-se diferenciando as famílias, os clãs, as tribos, as etnias e outros grupos sociais, consoante a sua posição em relação à posse dos meios de produção, que foram acumulando na mão de uma classe social em fase nascente, embora ainda não institucionalizada. As formas tradicionais do regime de comunidades consanguíneas são gradualmente substituídas por relações baseadas na proximidadeespacial, isto é, entre pessoas que vivem em aldeias ou na mesma área.
Com o desenvolvimento da agricultura e da criação de gado, forma-se a família fundamentada em fatores de natureza economica, em substituição dos laços consanguíneos por linha materna. O acasalamento colocou ao lado da mãe natural o autêntico pai natural, constituindo-se uma família que passou a dispor da posse dos meios deprodução. A família patriarcal passou a integrar o casal, os filhos, outras pessoas unidas por parentesco de sangue ou por de afeição e pura solidariedade. Duma forma alargada, a família chega a reunir um grupo social bastante grande em que estão presente várias gerações e, por vezes, até servos e escravos. Estas famílias tendem a formar a sua economia própria, convertendo-se em unidades económicase sociais independentes.
A família adquiriu uma realidade económica indiscutível, desempenhando uma função de unidade de produção e de consumo, gestão e transmissão de património. Foi no seu seio que se manifestou a primeira divisão social do trabalho, pois teve de se organizar para produzir o necessário à manutenção da vida. A família precede todas as formas económicas de agrupamento,correspondendo ao primeiro grau do edifício sobre o qual assenta toda a estrutura da produção e do consumo.
O aumento da produtividade do trabalho com o uso de novos instrumentos e materiais, designadamente o ferro, levou a que o cultivo das parcelas de terra se tornasse possível com as forças duma só família patriarcal. A cooperação produtiva de várias famílias tornou-se em muitos casos dispensável,acentuando a autonomia económica duma simples unidade doméstica a corresponder ao nível mínimo de coordenação das atividades produtivas. Formam-se relações de produção fundadas na gestão do chefe de família. A difusão do trabalho assalariado levou ao declínio das famílias e das comunidades aldeãs como unidades de produção.
Por clã entende-se o agrupamento social restrito que se afirma unido porlaços de parentesco definidos por um antepassado comum. Várias famílias que descendem do mesmo ancestral constituem um clã. A ligação por laços de parentesco consanguíneo tem uma importância constituinte e determinante. O clã pode considerar-se uma antiga célula da sociedade, constituindo uma coletividade de trabalho fechada na qual os homens obtinham em conjunto os

meios de existência...
tracking img