Grupos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Grupos e as Relações Humanas

Índice

Introdução ............................................................................................. Pág. 1
1. Vida ............................................................................................ Pág. 3
2. Referências ............................................................................... Pág. 1
3.

1.Introdução

2. O indivíduo
Indivíduo é um “termo que se refere à pessoa humana considerada quanto às suas características particulares, físicas e psíquicas.” (FERREIRA 1986). Também é sinônimo de indiviso, algo que não pode ser dividido.

As organizações são compostas de pessoas que trazem para o ambiente de trabalho todo o seu jeito de ser, sentir e viver. São motivações diferentes,habilidades e aptidões diversas, competências distintas que precisam conviver e produzir. Desconsiderar essas questões impede a visão da organização e impossibilita qualquer ação para a melhora dos modelos de gestão de pessoas.

3. Os grupos
Segundo Pichon Riviere grupo é: “reunião de pessoas; ajuntamento, pequena associações; conjunto de seres vivos com características comuns a partir da qual épossível construir outros conjuntos”. O objetivo atua para duas direções: para a gratificação e para a frustação.
Todos vivemos em grupos: de família, de trabalho, de diversão, de clube, de igreja e outros.
Pode-se dizer que existe um grupo quando duas ou mais pessoas possuem:
* Certa independência
* Certa unidade que pode ser reconhecida
Fala-se de interdependência, quando umas pessoasdependem das outras, em seu relacionamento, na interação.
Num grupo há interação sempre que cada um dos elementos reage ante o comportamento de cada um dos outros. Os elementos do grupo não só atuam uns sobre os outros reciprocamente como também atuam juntos de uma forma mais ou menos uniforme.
Pessoas juntas por si só não formam grupo. Há famílias que vivem juntas, mas não convivem juntas. O grupoforma um sistema aberto de interação. Há operarios que trabalham juntos numa mesma seção, mas não formam grupos.
As pessoas reunidas transformam-se em grupo quando se verifica que cada indivíduo está afetado pelos outros indivíduos que compõem o mesmo grupo. Assim, reagem com relação aos outros, por meio da interação.
A interação, complexo de ações e reações compreende os meios pelos quais osindivíduos relacionam-se uns com os outros, levando a efeito tarefas de desenvolvimento, manutenção, crescimento e coesão do grupo.
A interação acontece entre: pessoa para pessoa, pessoa para grupo e grupo para grupo.
As formas que os membros exercem sua influência pose ser: positiva, negativa ou neutra.

3.1 O estudo dos grupos
A origem do estudo dos grupos remete à década de 1930 nosEstados Unidos e foi impulsionado pelo trabalho de Kurt Lewin, pesquisador que popularizou a expressão dinâmica de grupo.
Existe uma classificação para trabalhos coletivos:
* Pseudo-equipe: grupo que pode definir um trabalho a fazer, mas não busca nem se preocupa com o desempenho coletivo. As interações entre os participantes inibem o desempenho individual e não produzem ganhos oriundos do esforçocoletivo.
* Grupos de trabalho: os membros podem partilhar informações, porém as responsabilidades, objetivos e produtos são individuais. Dessa forma não se produz trabalho coletivo.
* Equipe potencial: há disposição para produzir algo em conjunto, porém seus membros precisam de maior entendimento sobre a finalidade, objetivos e até mesmo sobre a tarefa.
* Equipe real: hácomprometimento dos membros com os resultados, atuação responsável e confiança direcionados por objetivos e missão comuns.
* Equipe de elevado desempenho: apresenta o diferencial da legítima preocupação e o comprometimento com o crescimento pessoal e o sucesso de cada um dos membros.

3.2 Grupo e equipe

* Grupo é o conjunto de pessoas que compartilham valores, crenças, visões semelhantes...
tracking img