Grupos de pressao e movimentos sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
I- Introdução
O presente trabalho visa abordar de forma sucinta, a relação entre grupos de pressão e movimentos sociais. Ao longo do trabalho procurarei esclarecer o conceito de cada um deles, apresentarei as funções de cada um, as características, as tipologias, no final procurei estabelecer uma ponte entre eles, e apresentar as diferenças passíveis de se notar.
Estruturei o trabalho daseguinte maneira:
I- Introdução
Estrutura do trabalho
Metodologia do trabalho
Objectivos gerais e específicos
Perguntas de partida
II- Desenvolvimento
1- Grupos de Pressão
Conceitos, Tipologias, funções, Acção
2- Movimentos sociais
Conceitos, características, objectivos prosseguidos, meios que utilizam, princípios de identificação, funções.
III- Conclusão
Nesta parte estão: as respostasàs perguntas de partidas, semelhanças e diferenças grupos de pressão e movimentos sociais…
IV- Bibliografias consultadas

Metodologia adoptada
Os temas desenvolvidos ao longo do trabalho, e as concepções avançadas no trabalho, são frutos de leituras de algumas obras, notas de aulas da disciplina Partidos Políticos e Sistemas Eleitorais, assim como as minhas conclusões tiradas das leituras dasfotocópias facultadas pelo professor da referida disciplina.
Objectivos do trabalho:
Gerais: Analisar a existência dos grupos de pressões e movimentos sociais na sociedade.
Específicos: Estabelecer uma ponte entre os grupos de pressão e os movimentos sociais.
Esclarecer a dicotomia entre grupos de pressão e movimentos sociais.
Perguntas de partidas: Qual o papel dosgrupos de pressão e movimentos sociais na sociedade?
Quais as semelhanças e diferenças entre os grupos de pressão e movimentos sociais?














II- Desenvolvimento
1- Grupos de pressão

A teoria dos grupos não diz senão que "a política é o processo por meio do qual os valores sociais são indicados imperativamente; este é feito por meio de decisões; as decisões são produzidaspor actividades; cada actividade não está separada das outras, mas essa massa de actividades tem tendência comum a respeito das decisões; esta massa de actividades é os grupos; assim, a luta entre grupos (ou interesses) determina o tipo de decisões que devem ser tomadas" (Ekstein e Apter, 1963, 391).

Portanto para elaborar e desenvolver o presente trabalho achei pertinente esclarecer um conjuntode conceitos que nos permitirão compreender melhor o trabalho em causa.

Grupo de interesse é em Truman, "qualquer grupo que, à base de um ou vários comportamentos de participação, leva adiante certas reivindicações em relação a outros grupos sociais, com o fim de instaurar, manter ou ampliar formas de comportamento que são inerentes às atitudes condivididas".

Pressão, é, portanto, nãotanto como pensam alguns autores, a possibilidade de obter acesso ao poder político, mas a possibilidade de recorrer a sanções negativas (punições) ou positivas (prémios), a fim de assegurar a determinação imperativa dos valores sociais através do poder político.

Grupo de pressão - é uma organização que tem a finalidade de defender interesses e exercer pressão sobre os poderes públicos, afim delesobter decisões que vão ao encontro de seus interesses ou interesses que lhes satisfazem.
Nesta definição três ideias nos chamam atenção e permite-nos compreendê-la melhor, são elas:
Em primeiro lugar a ideia de um grupo organizado – essa ideia permite distinguir os grupos de pressão de acções não organizadas, e que haja em defesa de interesses comuns, ligadas por uma ralação estável eduradoura. Nesse âmbito Almond e Powel distingue quatro tipos de grupos de interesses, segundo o seu grau de especialização e organização, são eles:
Grupos de interesses anômicos (aqueles que praticam demonstração físicas, por vezes violentas); grupos de interesses não associativos (utilizam antes as relações pessoais, do tipo familiar, social, ou locais); grupos de interesses institucionais, e...
tracking img